Após duas votações em duas sessões foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o novo piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município.
O salário da categoria sai então dos atuais R$ 1.550 para dois salários mínimos, conforme estabelece a lei do piso nacional 3614, aprovada no Congresso em 5 de maio deste ano.
A sessão da Câmara foi acompanhada por grande parte da categoria, que lotou os assentos e o espaço externo da Casa Legislativa. E já no fim da votação, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Nelson do Rosário, teve um mal estar e precisou ser encaminhado para uma unidade de saúde.
Em meio ao tumulto e a grande expectativa dos agentes durante a votação dentro e fora do espaço, a notícia veio positiva e o choro de alegria pela vitória, com todo direito de oração em agradecimento.
A agente comunitária de endemias Núbia Carvalho de Oliveira, que atua na região do Conjunto Feira IX, também se emocionou com a aprovação do novo piso para os agentes.
“Para a gente foi uma vitória imensa, porque estávamos aguardando isso há muito tempo. Não tenho palavras, foi unânime essa votação, e tinha que ser assim mesmo, porque a gente merece. Todos nós estamos emocionados, porque a luta foi árdua. Tudo que a gente deseja é já em agosto receber o novo piso”, celebrou.
A agente comunitária de saúde Conceição Barcelar, que faz parte da diretoria Sindacs, também destacou a luta de ambas as categorias para conseguir a aprovação deste novo piso salarial, o qual esperam receber já a partir deste mês.
“Este é um momento de muita alegria pela certeza do dever cumprido. Em uma só sessão foi votado, nas duas discussões, o nosso piso salarial, a lei 065 de 2022. Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, por unanimidade”, comemorou Conceição Barcelar.
Segundo ela, além do novo piso salarial, outros benefícios foram aprovados dentro do projeto, como o direito ao adicional por insalubridade e aposentadoria especial.
“Foram direitos adquiridos pela categoria dos agentes comunitários. Esperamos que ainda neste mês de agosto, o prefeito de Feira de Santana pague o nosso piso salarial. Estamos ansiosamente esperando que saia agora”, ressaltou a agente comunitária.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram