Ingredientes:
Para a carne-seca
3 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas cortadas em rodelas finas
1,5 kg de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
Pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto
Para o molho
4 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
4 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Finna
2 litros de leite em temperatura ambiente
1 cebola grande inteira e sem casca
Noz-moscada, moída na hora, a gosto
Sal a gosto
Para a massa
1 pacote de Massa Sêmola Ninho Estrela 500g
1 colher (sopa) de sal
Para a montagem
500 g de requeijão cremoso
150 g de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
Prepare a carne-seca
– Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até que fique dourada. Junte a carne-seca, tempere com a pimenta e junte o cheiro-verde. Desligue o fogo e reserve.
Prepare o molho
– Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes para tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Junte a cebola com o louro e os cravos espetados. Cozinhe até que encorpe e mexa até obter um molho homogêneo. Tempere com a noz-moscada, o sal e desligue o fogo. Despreze a cebola com os cravos e o louro e reserve o molho.
Prepare a massa
– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal. Cozinhe a massa cerca de 2 minutos menos que o tempo indicado na embalagem. Escorra imediatamente e reserve.
Montagem
– Espalhe um pouco de molho no fundo de um refratário e misture a carne-seca ao molho restante. Junte o molho à massa e mexa para que fique bem envolvida pelo molho. Despeje no refratário, espalhe uma camada do queijo cremoso e polvilhe o parmesão. Leve ao forno médio (200 °C) por cerca de 10 minutos para que complete o cozimento da massa e a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva imediatamente.
Dica do Chefe: se o seu forno tiver a função grill, use-a para gratinar a superfície.
Rendimento: 12 porções
Tempo de Preparo: 1h
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram