IPAC

Ipac tomba seis edificações históricas da Bahia

A Usina de Cinco Rios, marco da indústria açucareira baiana, terá seu tombamento anunciado hoje pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)

Acorda Cidade

Uma das edificações mais importantes para o povoamento da região de São Sebastião do Passé, a 70 km de Salvador, torna-se, nesta quarta-feira, Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia.

A Usina de Cinco Rios, marco da indústria açucareira baiana, terá seu tombamento anunciado hoje pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), na data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio. Localizada no povoado de Maracangalha, famoso pelos versos de Dorival Caymmi em canção homônima, a usina foi construída em 1912 nas imediações do Engenho Maracagalha, construído em 1757.

A edificação está desativada e quase foi vendida como sucata. Este é o terceiro monumento industrial vinculado à produção açucareira baiana a ser tombado pelo Estado. Antes haviam sidotombados o Engenho de Baixo, no município de Aratuípe, em 2002, e o de Cajaíba em São Francisco do Conde, em 2004, como detalha o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça. As informações são do A Tarde.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários