O projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio irá registrar histórias de moradores da cidade de Feira de Santana, por meio de fotografias, áudios e vídeos. Serão escolhidos cerca de 150 participantes. As gravações irão acontecer em uma tenda que foi montada ao lado do Mercado de Arte Popular, até o próximo sábado (6).
O resultado do trabalho será apresentado em uma exposição de retratos na Avenida Getúlio Vargas e será exibido um filme documentário na Mostra da Diversidade Cultural.
Um dos integrantes da equipe do projeto, Gustavo Novaes, falou em entrevista ao Acorda Cidade sobre o objetivo desta ação.
“O projeto é uma homenagem que a gente faz para os moradores das cidades do Brasil, porque a gente defende que o maior patrimônio que uma cidade pode ter são os seus próprios moradores, se orgulhando de fazer parte daquela cidade. Eles querem preservar a cidade, que é preservar a sua própria história, então a base do projeto é essa”, explicou.
Segundo o Gustavo Novaes, a equipe do projeto sai pelo Brasil afora montando a tenda branca em uma praça e convida os moradores daquele lugar a contar suas histórias, suas memórias da cidade onde vivem, para perceber como aquele lugar é importante.
“A gente convida os moradores para irem até a tenda para contar a sua história, para em seguida pegar essas histórias, essas fotografias, que a gente fotografa os moradores também, e a gente transformar em uma grande homenagem para a cidade, que no caso será Feira de Santana. Vamos ficar com essa tenda montada aqui perto do Mercado de Arte Popular, onde a gente pretende ir pegar mais ou menos 150 pessoas para contar histórias, serem fotografadas e transformar isso em filme e uma exposição de retratos que vai ficar aqui na Avenida Getúlio Vargas. Então é isso, um filme e uma exposição, feitos com os moradores e para os moradores de Feira de Santana”, afirmou.
Após a conclusão da edição das imagens e vídeos, a equipe do Projeto Moradores estará de volta a Feira no dia 10 de setembro para apresentar o trabalho que foi produzido no Mercado de Arte Popular.
“Às 19h, no Mercado de Arte Popular, nós vamos exibir o filme e fazer a abertura da exposição aqui na Avenida Getúlio Vargas. A gente está pegando os depoimentos das pessoas, mas também a gente está pegando alguns detalhes da cidade, o próprio Mercado de Arte Popular, os pontos turísticos, as feiras, porque o próprio nome já diz. O nome bonito que essa cidade tem, que é Feira de Santana, as feiras aqui, que são espaços muito bonitos de convívio, e estamos pegando detalhes, algumas coisas bonitas que tenham encantado a gente visualmente aqui em Feira de Santana”, destacou Gustavo Novais.
Ele salientou ainda que a equipe é formada por cinco pessoas. Além dele, participam Marcos, Bruno Magalhães, Alexandre e Julia Braga.
O Projeto Moradores é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O projeto foi criado em 2012 e já passou por cinco estados brasileiros e 22 territórios. 3.800 pessoas já participaram das produções.
A edição do Projeto Moradores em Feira de Santana tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, realizado por meio da da Fundação ArcelorMittal, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram