Roberta Costa
O pó compacto ajuda a fixar a maquiagem, uniformizando a pele e garantindo um aspecto aveludado, principalmente quando utilizado após a base e o corretivo. Algumas mulheres não precisam usar o pó compacto, mas, para quem usa, uma dica importante é não exagerar na medida e o rosto ficar parecendo “reboco” de parede, deixando o que era para ficar bonito, horrível.
A maioria dos pós compactos disponíveis no mercado, vem acompanhados de esponjinhas. Elas são uma “mão na roda” para produções mais básicas. Mas, quando a make requer um acabamento mais sofisticado, (com cara de rhyca, sabe?) é melhor utilizar um pincel de cerdas grossas, especifico para a aplicação do pó compacto. A esponja é bastante utilizada, pois ela concentra a aplicação e faz com que a cobertura do produto na pele seja maior. O pincel é mais leve e a gente não corre o risco de errar a medida e acumular produto, fazendo aquelas “casquinhas”, que destroem qualquer maquiagem, como a cantora Katty Perry (foto).
Como utilizar: O pó compacto deve ser aplicado na zona T (testa, nariz e queixo) e abaixo dos olhos, espalhando (sempre) do centro para as laterais do rosto.
Para quem tem pele oleosa, o pó ajuda a manter a maquiagem por um tempo maior e disfarça a oleosidade. Por isso, prefira os produtos que possuem as formulações oil-free (produtos específicos para quem tem a pele oleosa), que não irão obstruir seus poros. Poros obstruídos = cravos e espinhas, ta gata?
Cuidado – Se a sua pele não estiver hidratada, não passe pó compacto. Caso contrário, a pele ficará com um aspecto ressecado, craquelado, tipo “máscara” e não phyna como a pele da moça abaixo.