Neste sábado (6), a partir das 8h, será realizada uma caminhada pelas ruas de Feira de Santana em alusão à campanha “Agosto Lilás”, organizada pela Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Subseção Feira de Santana. A concentração será na sede da OAB Feira, situada na rua Cel. Álvaro Simões, 74, Centro.
Segundo Esmeralda Halana, presidente da comissão, o objetivo primordial da caminhada é chamar a atenção da sociedade feirense para uma causa tão importante, visto que “o número de meninas e mulheres que sofrem violência é assustador e, por isso, há a necessidade de agirmos em conjunto, homens e mulheres, para mudar essa realidade, através de debates, empoderamento e discussões sobre igualdade de gênero”.
O presidente da OAB Subseção Feira, Raphael Pitombo, salienta que a participação dos homens neste processo é fundamental. “Esse evento é de grande importância para frisar o combate à violência contra as mulheres. Tem meu total apoio”, declara.
De acordo com Lorena Peixoto, vice-presidente da OAB Feira e ex-presidente da Comissão da Mulher, esse cuidado da OAB com o Agosto Lilás é algo que já vem sendo trabalhado há alguns anos.
“Exatamente por entendermos que a nossa instituição tem um importante papel no combate à violência contra meninas e mulheres, funcionando como uma real rede de apoio, levando informações à sociedade e tratando dessa temática em diversos seguimentos sociais”, afirma.
Vale ressaltar que já existem há mais de cinco anos, na instituição, os projetos “OAB nas Escolas” e “OAB nas Universidades”. A instituição tem servido “de farol para que a sociedade acompanhe esse movimento de mudança de mentalidade e cultura, bem como desse cenário sombrio de violência de gênero”, pontua Lorena Peixoto.
“Agosto Lilás” é uma campanha nacional sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O movimento foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006, que é um marco no que tange a proteção da mulher contra violência doméstica e familiar.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram