Seguindo na luta e em defesa das mulheres negras, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 participou, nesta segunda-feira (25), da marcha “Mulheres Pretas no poder construindo o bem viver”. A atividade teve concentração na praça da Piedade, Centro da capital baiana, com caminhada pela avenida Sete de Setembro em direção ao Pelourinho.
“A 10° edição do Julho das Pretas é um marco político! Neste dia 25 de Julho de 2022, as agentes Caritas estiveram nas ruas do centro antigo de Salvador, junto com mulheres negras de comunidades e de diversos segmentos organizados da sociedade baiana para afirmar a importância de continuarmos os passos das nossas ancestrais que nos inspiram no caminho de luta pelo direito à vida, por justiça e pelo Bem Viver”, afirma a assessora regional na Cáritas Nordeste 3, Cátia Cardoso.
Além das agentes Cáritas, participaram da atividade representantes de grupos comunitários parceiros da Cáritas Nordeste 3 como o Movimento Cultural de Águas Claras (Moca), e integrantes da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) que, junto a outras mulheres, representações e lideranças da sociedade civil, seguiram em caminhada entoando palavras de ordem e em protesto pela defesa da vida de mulheres negras e pela garantia de direitos.
A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 tem, entre suas bandeiras de defesa e proteção, a equidade de gênero e, consequentemente, a autonomia das mulheres, povos e comunidades tradicionais de territórios de identidade que integram os estados da Bahia e de Sergipe – raio de atuação dos projetos da entidade.