Acorda Cidade
O leilão vem se consolidando ao longo dos tempos como uma das mais eficientes práticas de comercialização de animais. Durante a Expofeira 2011, que acontece de 04 a 11 de setembro, as associações de criadores em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promovem 12 leilões de raças.
O primeiro evento acontece no dia 03 de setembro, pré-abertura da mostra agropecuária, às 20 horas, com leilão das raças Guzerá e caprinos e ovinos de diversas raças da ACOBA – BA (Associação de Criadores de Ovinos da Bahia).
De acordo com o secretário Ozeny Moraes, o grande diferencial da Expofeira este ano será a realização do grande leilão da raça Gir Leal no dia 04, abertura oficial da exposição, às 20 horas na arena fixa. Outra novidade é a construção de duas arenas móveis para atender a grande demanda, uma para leilão de bovinos e equídeos e outra para leilões e julgamentos de caprinos e ovinos.
Conforme programação, no dia 08 de setembro (quinta-feira), às 20 horas, haverá leilão de Nelore Prenhez. Na sexta-feira (09) serão levados a leilão lotes de Mangalarga Paulista. Para o sábado estão programados leilões das raças Guzerá e gado de corte, às 14 horas, e leilão da ACOBA-BA (caprinos e ovinos), Girolando e cavalo Mangalarga, às 20 horas. O encerramento dos negócios será marcado por leilão da raça Guzerá dose dupla, no domingo (11).
“A edição da Expofeira deste ano terá recorde de número de leilões, com isso esperamos um grande volume de negócios. Lembrando que todas as raças presentes na exposição serão ranqueadas. Os criadores contarão com os melhores exemplares, com alto nível genético”, destaca Ozeny.
A Expofeira 2011 será realiza no Parque de Exposição João Martins da Silva. A expectativa é que sejam gerados de R$ 6 a R$ 8 milhões em negócios durante a exposição que reúne criadores de diversos estados. As informações são da Secom.