A escassez de medicamentos e insumos que afeta o abastecimento da rede pública nos municípios brasileiros nos últimos dois meses foi tema de um encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (20) pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento contou com a presença também do prefeito Colbert Martins Filho.
O Governo Federal informou que vai suprimir o imposto de importação para que o mercado se regule e os preços voltem a baixar, normalizando o abastecimento.
O Ministério da Saúde ainda se comprometeu em avaliar, no prazo de 30 dias, se ainda continuará ocorrendo o desabastecimento de insumos e medicamentos, a exemplo de contrastes e especialmente a liberação de embalagens de soros importados da China.
Segundo o prefeito Colbert Filho, que ocupa a vice-presidência de Infraestrutura da FNP, a reunião foi importante para que “gestores [secretários e prefeitos] busquem os melhores resultados na área da Saúde para os municípios do Brasil, entre eles Feira de Santana”.
A pauta foi sugerida pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Governantes e gestores municipais de saúde vêm alertando para a falta de medicamento desde maio deste ano. Nos dias 13 e 21 daquele mês, por meio do Conselho, foi enviado dois ofícios ao ministro Marcelo Queiroga relatando o desabastecimento e as dificuldades na aquisição de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Também participaram do encontro o prefeito de Campinas/SP, Dário Saadi, vice-presidente de Saúde da FNP e o prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, secretário-geral da FNP.
As informações são da Secom de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram