Os provedores de internet que atuam na região de Feira de Santana estarão reunidos na próxima sexta-feira (22), para elaborar um plano de ação com medidas preventivas, documentação e investigação das possíveis causas dos incidentes que vem sendo registrados em postes da cidade, como o ocorrido na última segunda-feira, na Rua Marechal Deodoro, com a queda de cabos e incêndio na fiação.
A informação sobre a reunião foi divulgada hoje (20) pela Associação dos Provedores de Internet da Bahia (Probahia), entidade que congrega os provedores de internet legalmente regularizados.
A associação destaca que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas, que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro. Já os cabos de telefonia e outros cabos metálicos, podem, sim, provocar incêndios, pois são condutores de eletricidade.
O presidente da Probahia, Othon Santana, ponderou que há outras possibilidades das causas dos sinistros, como ligações de energia clandestinas nos postes – os chamados “gatos” – , além de curtos circuitos, estrutura de iluminação inadequada, entre outras.
Ele ainda lembrou que os provedores de internet sempre atuaram em Feira de Santana e essas ocorrências nunca foram frequentes. Em mutirão, os provedores já estão removendo todo e qualquer material danificado, incluindo as suas fibras ópticas que foram queimadas no sinistro da Marechal Deodoro.
A entidade, que congrega os provedores de internet legalmente regularizados, afirmou que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas, que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro.
Leia também:
Pela segunda vez em julho, fios de internet pegam fogo na Marechal
Pela 2ª vez em 9 dias, fios de internet pegam fogo e causam medo à população
Neoenergia Coelba remove 62 toneladas de fios de telefonia e internet na Bahia
Coelba remove diversas ligações clandestinas de internet
Cabos pegam fogo e se rompem em poste da Marechal Deodoro
Incêndio em fiação de postes deixa moradores em alerta no bairro Caseb
Incêndio em fiação de postes causa falta de energia elétrica na Rua Araújo Pinho
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram