Feira de Santana

Estudantes são premiados com atividades sobre trabalho infantil

A programação marca a culminância do projeto "Resgate à Infância".

Estudantes são premiados com atividades sobre trabalho infantil

As melhores atividades alusivas ao combate do trabalho infantil, produzidas por estudantes de seis escolas municipais, foram premiadas nesta quarta-feira (20), numa iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MTP). O evento foi realizado no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva (antigo FTC) em Feira de Santana.

A programação marca a culminância do projeto “Resgate à Infância”, com premiação dividida em quatro categorias: desenho, música, poesia e conto.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do projeto no município, Adriana Simões, informou que a iniciativa conta com a parceria das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social,e o objetivo é promover os direitos da criança e do adolescente, além de erradicar o trabalho infantil.

“Queremos levar a temática da erradicação do trabalho infantil para a comunidade, para a sociedade, tudo através dos alunos e professores da rede municipal, e esta é uma temática muito pertinente, porque realmente a gente precisa prevenir o trabalho infantil, e os direitos das crianças e dos adolescentes. Então os alunos fizeram produções artísticas, com música, poesias, contos, através desse apoio dos professores em sala de aula”, disse.

Ainda de acordo com Adriana Simões, os trabalhos foram escolhidos obedecendo vários critérios.

“Essa seleção dos trabalhos, obedeceu alguns critérios, como correção de ortografia, relação com o tema trabalhado, que realmente trouxesse uma mensagem para a sociedade, então tivemos estes critérios que foram seguidos. E no dia de hoje, tivemos a premiação de seis computadores e mais seis impressoras, que as escolas onde estes alunos estudam, irão receber”, informou.

Representando o MTP, Andréa Tannus, é procuradora e coordenadora regional da Coordinfância. Segundo ela, o projeto em parceria com o município possui três eixos que devem ser seguidos.

“O primeiro eixo, é a questão da aprendizagem, o segundo, sobre as políticas públicas, e o terceiro, é o próprio MTP nas escolas. Aqui no Brasil, nós temos a possibilidade do jovem de 14 anos de idade, já ser inserido no mercado de trabalho, porque toda empresa que tenha mais de 7 empregados tem a obrigação de contratar aprendizes, e esta contratação pode ser feita por empresas ou até mesmo pelo poder público, como é o caso do estado e município”, pontuou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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