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Embasa lidera número de reclamações do Procon de Feira de Santana no primeiro semestre de 2022

Segundo Maurício Carvalho, é importante que os consumidores possam realizar as denúncias, para que o Procon tenha ciência do caso e possa agir.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

Entre Janeiro e junho deste ano, a Superintendência do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana, registrou 3.380 atendimentos, e cerca de 1.200 reclamações foram resolvidas após o processo de conciliação.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente do órgão, Maurício Carvalho, informou que a Embasa, continua liderando o ranking de empresas mais reclamadas no município, seguindo da prestadora de energia elétrica, Coelba. (Confira a relação completa no final da matéria)

“Durante este primeiro semestre de 2022, nós tivemos aqui o registro de 603 reclamações contra a empresa de fornecimento de água, que é a Embasa. Na sequência, nós temos a Coelba com 457 reclamações, e aí aproveito para chamar a atenção, que entre estas duas empresas, a Embasa está fazendo conciliações muito mais que a Coelba, e isso é um ponto positivo, mas lembrando que são serviços essenciais e complexos”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Maurício Carvalho, é importante que os consumidores possam realizar as denúncias, para que o Procon tenha ciência do caso e possa agir.

“Quando estas empresas não efetuam o pagamento da multa que é originado pelo Procon, elas são inscritas na dívida ativa, e isso faz com que as empresas fiquem impedidas até de terem qualquer certidão municipal. Portanto, é de suma importância a denúncia feita pelo consumidor, e quando não conseguimos fazer o processo da conciliação, orientamos que este consumidor procure o juizado especial de defesa do consumidor, para que ele seja ressarcido e aqui, nós damos sequência contra esta empresa, para que ela seja penalizada”, informou.

Comparado com 2021, o superintendente explicou que fechou o ano com 39,9% de conciliações realizadas, e somente neste primeiro semestre de 2022, já atingiu cerca de 32%.

“Eu posso informar que estamos no mesmo patamar, um pouquinho maior com relação ao número de reclamações, mas acredito que isso seja normal, porque a vida está voltando ao normal, e o consumo também aumenta. Nós fechamos o ano de 2021 com 39,9% de conciliações realizadas, e somente neste primeiro semestre, nós já tivemos 32%. Esperamos que daqui para o final do ano, não tenhamos novas reclamações, mas se tiver, iremos buscar conciliar e cumprir o nosso papel”, declarou em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Compras Online

Para aquele consumidor que prefere realizar compras de forma online, o superintendente informou que atualmente está trabalhando de forma preventiva, sempre alertando para os riscos escondidos por trás da internet.

“Nós temos um trabalho importante que é a prevenção. O consumidor pode acessar o Instagram do Procon nas redes sociais, no canal da prefeitura, no YouTube, porque temos vários vídeos importantes, e um deles, fala sobre a questão da compra online. Observamos que o número de reclamações estão diminuindo porque o consumidor está mais precavido, está mais atento, já está entendendo que antes de efetuar as compras, precisa ter a segurança de onde está comprando”, afirmou.

Confira as 10 empresas mais reclamadas no Procon de Feira de Santana:

Embasa – 603 reclamações
Coelba – 457 reclamações
Banco Pan – 64 reclamações
Samsung – 56 reclamações
Banco BMG – 53 reclamações
Claro – 51 reclamações
Oi – 51 reclamações
Banco Bradesco – 35 reclamações
TIM – 26 reclamações
Cartão de Todos – 17 reclamações
Cooperativa Mista Jockey Club São Paulo – 14 reclamações

A Embasa enviou a seguinte nota:

Esclarecemos que as reclamações registradas no órgão, ainda que representem apenas 0,015% do total de clientes da Embasa no município, são tratadas pela empresa com a máxima prioridade. Cabe ressaltar, ainda, que os usuários da Embasa podem contar com atendimento remoto 24 horas por dia por meio do WhatsApp, pelo número 71 997170999, do teleatendimento (0800 0555 195) e da Agência Virtual da empresa (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br). O atendimento presencial em Feira de Santana está acontecendo no SAC da Rodoviária, via agendamento prévio por meio do site e aplicativo SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br).

O Acorda Cidade entrou em contato também com a Coelba a respeito das reclamações e aguarda retorno.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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CRISTIANO CERQUEIR

É uma grande falta de respeito o trabalho da Embasa no estado a empresa vem fazendo um trabalho horrível, abrindo os buracos e deixando na cidade e nem se que tampa, temos e precisamos que os deputados estaduais tome a devida providencia contra essa empresa e também precisamos que a justiça tome providencia sobre essa empresa e não deixa ela fazer o que quer dentro da cidade.