Educação

Estudantes do Tempo de Aprender concluem semestre no Colégio General Osório

Marcia Almeida, professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, no curso Tempo de Aprender, explicou como funciona o curso na prática.

Estudantes do Tempo de Aprender concluem semestre no Colégio General Osório

Nesta quinta-feira (14), o Centro de Educação Geral Osório realizou o encerramento do semestre com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade Tempo de Aprender II. O programa possibilita a pessoas com idade avançada, que deixaram de estudar há muito tempo, bem como estudantes com algum tipo de deficiência, completarem os seus estudos.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A estudante Andrea Lima, de Feira de Santana, estava há muito tempo sem estudar e agora concluiu o ensino médio através do Tempo de Aprender. Ela declarou que o curso foi uma vitória muito grande. “Eu tinha 18 anos fora do estudo, voltei há três anos e hoje estou concluindo o ensino médio. Tenho um sonho de fazer uma faculdade, agora é uma porta aberta. Não vou parar por aqui seguir a diante.”

Gabriele Soares Magalhães ainda está concluindo o Tempo de Aprender II. Segundo ela, enquanto estuda é possível conciliar o trabalho.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Tudo o que eu tenho que fazer além da escola, tenho todo o apoio dos professores, que entendem que eu tenho outras coisas além do estudo agora. Estou fazendo o Tempo de Aprender e esperando também sair a decisão judicial para o CPA, para conseguir me matricular na Universidade, que passei no Sisu na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira”, contou.

Marli Rodrigues de Oliveira, 67 anos, também falou sobre a importância de ter concluído o ensino médio através do programa educacional.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Pra mim foi muito importante. Eu morava no Ceará, vim aqui para Feira, passei trinta anos fora da sala de aula, porque tive uma filha. Eu me matriculei no colégio para terminar as matérias que faltavam, várias vezes pensei em desistir, mas minha filha e outras pessoas me incentivaram. Se eu estou aqui é por causa do meu esforço e por conta da minha perseverança, nunca faltei, até com dor de cabeça e enxaqueca eu ia para a aula”, relembrou.

Márcia Almeida, professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, no curso Tempo de Aprender, explicou como funciona o curso na prática.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Tempo de Aprender é um ensino diferenciado, tendo em vista que dá a possibilidade a esse aluno, a essa pessoa que deixou de estudar tem muito tempo, e tem aquele sonho de concluir os seus estudos. Então ela vem, se matricula, escolhe as disciplinas e cursa. Aqui no General Osório, que é a única escola em Feira de Santana que tem o Tempo de Aprender, que é a modalidade EJA, a gente tem todo esse amor e dedicação, e está voltada para esse aluno, para prepará-lo para estar passando os conhecimentos de forma mais sucessível, sutil, com objetivo que ele realmente aprenda e que ele se sinta acolhido, um ser normal incluso na sociedade”, salientou a educadora.

A professora explicou ainda que, por semestre, o estudante cursa três disciplinas e vai eliminando, tendo em vista que o ensino médio é feito em três anos.

Leandro Maciel, diretor geral do Colégio General Osório, informou que no Tempo de Aprender II se matricularam em torno de 150 alunos, mas em torno de 100 concluíram o processo e estão comemorando o final do semestre e reinício de outro. “Foi um processo particular desses alunos, pois eles tiveram a escola finalizada e a escola aqui recebeu esses alunos com muito amor, carinho e muita atenção. O tempo de aprender I é do 6º ao 9º ano e o Tempo de Aprender II é o ensino médio. O núcleo de educação deu esse desafio à escola, de trazer essa modalidade de ensino do EJA e Tempo de Aprender II, são alunos acima de 18 anos de idade, onde os alunos escolhem as disciplinas que eles vão cursar por semestre. Então há uma possibilidade de dar uma dinâmica melhor para ajustar ao seu tempo de trabalho, seus compromissos, pois não precisam vir todos os dias para a escola.”

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ele destacou que o Tempo de Aprender funciona nos três turnos no colégio, e é de extrema importância porque dá possibilidade ao trabalhador que não teve oportunidade de concluir seus estudos de fazê-los, dentro de uma proposta dinâmica e tecnológica.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Temos alunos de todas as idades, de 18 até alunos de 75 anos de idade. As matrículas estão abertas e estamos fazendo a rematrícula dos alunos que vão cumprir mais um ciclo conosco e temos as vagas abertas para a comunidade escolar que deseja completar seus estudos. O processo de inscrição será na segunda quinzena de julho, entre 15 e 26, para as aulas do segundo semestre. Pela dinâmica do processo, temos a capacidade de matricular mais de 500 alunos”, informou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários