A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Comunicação, informou que o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrízzio Müller e equipe técnica estiveram no município, na sexta-feira (8), para conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit).
A intenção é repassar as experiências na capital baiana nesta fase inicial de implantação do novo sistema para minimizar os riscos e eventuais falhas. A prefeitura não informou se as estações da Avenida Ayrton Senna, bairros SIM e Pampalona foram visitadas. As três unidades não estão em uso.
“Estamos conhecendo as experiências, a estrutura criada e as boas práticas de diversos municípios, entre eles Feira de Santana nestes primeiros anos de operação”, afirmou Fabríssio.
Acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e do gestor da pasta, Saulo Figueiredo, além de diretores de Operações, de Planejamento e Unidades de Projetos Especiais da Semob, Fabrízzio Müller visitou o Terminal Central e circulou em ônibus BRT do município, desembarcando e embarcando nas estações da linha BRT 1 – Getúlio Vargas.
“Já estivemos também conhecendo diversos cenários e soluções adotadas nas operações de cidades como Santiago do Chile, Bogotá, Medelin e Curitiba. É normal em todo início de operação, a exemplo daqui, ocorrer eventuais ajustes e correções”.
Na oportunidade ainda visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) e conheceram a estrutura de videomonitoramento implantada recentemente pelo Governo Municipal.
Semelhante a Feira de Santana, o BRT em Salvador terá corredores de circulação mistos, além de alguns exclusivos para ônibus. O objetivo, de acordo o secretário, é dar mais fluidez no atendimento às linhas estendidas. Outra característica tecnológica é que os veículos da capital terão abertura de portas nos dois lados.
“Adotamos por necessidade técnica estações com piso baixo e não teremos a presença de cobradores. Tudo será feito através de bilhetagem eletrônica”, explica.
A operação do BRT em Salvador está prevista para começar em setembro com a implantação gradual de três linhas – contemplando a região do Shopping da Bahia até a Pituba – e sem ônibus articulados.
Segundo o secretário Saulo Figueiredo, a grave crise que o setor de transporte público urbano enfrenta tem feito com que os municípios estabeleçam estratégias de cooperação técnica.
“Estamos sempre trocando ideias através do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana a fim de otimizarmos o serviço à população”.
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