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As reclamações relativas a aparelhos celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos aparecem no topo do ranking do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas em 2010, divulgado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça na quarta-feira (27). Juntas elas somam 55,74% do total de reclamações recebidas pelo órgão.
Em segundo lugar aparecem as queixas ligadas a assuntos financeiros – como bancos, financeiras e cartões de crédito. Os serviços considerados essenciais (tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária, etc.) ocupam o terceiro lugar no cadastro de reclamações.
Os dados referem-se ao período que vai de setembro de 2009 a agosto de 2010. As reclamações são consideradas fundamentadas depois de recebidas e analisadas pelo Procon por meio de processo administrativo. O cadastro de reclamações existe desde 2006.
Na categoria produtos, das 68.373 reclamações, 21.609 referem-se a celulares. O que significa dizer que aparelho de telefone celular corresponde, sozinho, a 17,6% de todo o Cadastro Nacional 2010. As informações são do G1