Morando em um barraco de madeira, na comunidade Sonho Real, no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana, José Carlos, de 58 anos, enfrenta dificuldades para se manter e sofre com problemas de saúde.
Ele reside no local desde 2014, quando perdeu a casa onde morava. O barraco onde José Carlos mora, quando chove, molha todo por dentro e ele sobrevive com doações feitas pela comunidade.
De acordo com o líder comunitário Daniel Lacerda Silva, de 28 anos, e que trabalha como supervisor de limpeza, ele nasceu e cresceu no bairro Pedra do Descanso e por isso conhece José Carlos desde pequeno.
O supervisor não sabe exatamente o que levou José Carlos a perder a casa onde morava, mas disse ao Acorda Cidade, que desde que isso aconteceu, ele vem acompanhando as dificuldades enfrentadas por ele para conseguir sobreviver.
“Eu o conheço e desde criança, ele viu meu crescimento e eu venho acompanhando também o dia a dia dele, a batalha, o sofrimento. Ele é um senhor de 58 anos e não tem muitas condições. Vários políticos e outras pessoas vieram fazer vídeos e postaram nas redes sociais. Fizeram mídia em cima dele, mas o tempo passou e as condições dele pioraram ainda mais. A situação dele é de precariedade, porque não tinha onde morar, pois passou por uma situação de dificuldade e perdeu a casa. O motivo eu não sei realmente porque ele perdeu a casa, mas ele mora aqui há muito tempo, desde 2014, e construiu o barraco em uma área acidentada, e cada vez mais com a chuva o terreno vai cedendo”, relatou Daniel Lacerda.
Ele contou ainda que há pouco tempo José Carlos recebeu uma refeição, que continha dois zípers e um botão de ferro. O homem ingeriu os materiais junto com a comida e teve sérios problemas de saúde, chegando a passar mal em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Agora ele está precisando de medicamentos, não está conseguindo levantar da cama direito e já foi internado na Upa passando mal. Ele não é aposentado, não recebe benefício, já foi acometido por uma meningite e ficou cego de um olho. É uma pessoa que não consegue trabalhar, não consegue o pão de cada dia e vive de doações. O sonho dele é ter uma moradia, uma casa com quarto e um banheiro, para ele ter mais qualidade de vida”, informou.
O supervisor de limpeza e líder comunitário pede à comunidade que se sensibilize com a situação do idoso e doe materiais e recursos para que ele possa construir uma casa, que seja pequena, mas com um quarto e um banheiro que dê ao morador condições de viver com mais dignidade.
“Ele tem família, uma irmã, que sempre traz doações para ele, e a mãe, que também está doente. Mas cada um tem suas dificuldades. As pessoas podem ajudar com a doação de qualquer material”, apelou.
Quem desejar ajudar José Carlos a construir uma casa e realizar a doação de alimentos e outros materiais pode entrar em contato com Daniel Lacerda, através do telefone 75. 98294 – 5154, que também funciona como chave PIX.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram