O Tanque da Matinha dos Pretos vai virar uma área de lazer e preservação histórica para os moradores do distrito. É que a Prefeitura de Feira vai realizar um projeto para a requalificação da área que possui grande relevância para a história de Feira de Santana.
Na última quinta-feira (30), os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, além do chefe da Educação Ambiental, visitaram o local para analisar as condições do terreno.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, o projeto será desenvolvido pela Secretaria de Panejamento e a obra vai utilizar recursos do Fundema (Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
“Aparentemente não há esgoto sendo jogado no tanque, mas iremos realizar uma vistoria para notificar e multar quem estiver poluindo”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, afirma que com o passar dos anos o município foi perdendo lagoas devido a poluição e ocupações irregulares.
“A proposta é fazer uma área de lazer e entretenimento para os moradores da região, preservando a lagoa. Observarmos que já existem construções próximas e precisamos evitar a contaminação”, explica.
Na avaliação do chefe da Educação Ambiental, João Dias, a obra vai eternizar e proteger o tanque.
“Quase todo mundo sabe que a Matinha era uma extensão de São José. Quando havia problema com os escravos eles eram mandados para o distrito e então se formou o quilombo. Na época, essas pessoas escavaram o tanque. Hoje é uma área de relevância histórica”, pontuou João Dias.
As informações são da Secom de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram