Acorda Cidade
Ao contar a trajetória do grupo Novos Baianos através da figura mítica de João Gilberto, o filme Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano, toca cordas profundas da memória músico-afetiva brasileira. Além disso, o filme dirigido por Henrique Dantas vai redimensionar a história do cinema baiano: pela primeira vez, em 50 anos, uma produção cinematográfica inteiramente baiana – direção, produção, pesquisa e montagem – entra em cartaz em circuito nacional.
Ao todo, 21 cidades brasileiras e cerca de 50 salas de cinema exibirão o filme Filhos de João que será exibido, inicialmente, em nove cidades, a partir de sexta-feira (22). Depois da primeira semana em cartaz, mais 12 praças recebem o filme.
Segundo informações do Correio, a pré-estreia em Salvador será realizada nesta quinta-feira (21), às 20h, no Espaço Unibanco Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.
Pai João
O título do filme é uma alusão à paternidade artística dos Novos Baianos – grupo musical que abalou a cena artística brasileira nos anos 60 e 70 – atribuída por seus próprios integrantes ao cantor e compositor João Gilberto.
O documentário trata desse ‘antes e depois de João Gilberto’ pelo qual passou o grupo, de qualidade musical ímpar e vida alternativa.