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A instabilidade no mercado do etanol, com seguidas variações nos preços e incertezas quanto à capacidade de abastecimento do mercado, já se reflete na venda do produto.
Após sete anos de crescimento, o derivado da cana-de-açúcar alcançou o melhor desempenho da história no mercado baiano em 2009, com a venda de 541 mil m³, chegando a representar metade da venda da gasolina – de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
No entanto, no ano passado, as vendas do etanol apresentaram uma queda de 7,9% e, nos primeiros seis meses deste ano, o combustível mantém-se ladeira abaixo, com uma redução de 30% em relação a 2010.
Enquanto as vendas do álcool estão ladeira abaixo na Bahia, a gasolina volta a ganhar mercado. Na comparação entre os semestres, o combustível aumentou em 21,11% as vendas.
Atualmente, o comércio baiano vende cinco vezes mais gasolina do que álcool. No mercado nacional, a situação é análoga: a venda de álcool caiu 8,5% em 2010, enquanto a de gasolina cresceu 17,6%.
O álcool vem sendo comercializado nos postos da capital baiana a R$ 2,08, em média, enquanto a gasolina é encontrada por R$ 2,78, de acordo com ANP. As informações são do A Tarde.