É muito comum no Bando Anunciador as pessoas serem abraçadas por estudantes pintados de carvão. Algumas pessoas não gostam da brincadeira que tem como objetivo chamar a atenção do público para o “Nego Fugido", que segundo a história era um cangaceiro de José Virgulino (Lampião) que teria fugido do bando dele para não enfrentar as Volantes (patrulhas da Polícia que perseguia Lampião com intuito de acabar com o Cangaço).
Os políticos feirenses, no entanto, caíram na “gandaia” e se deixaram sujar pelos pintados com o sorriso no rosto. É importante lembrar que as pessoas que não gostam de ter o corpo sujo de carvão devem ser respeitadas. Sujar sem o consentimento, de maneira forçada tira o brilho da festa e inibe quem deseja participar desse movimento tão importante para o resgate da Cultura de Feira de Santana.
Alguns jornalistas foram pintados sem autorização, o vereador Marialvo Barreto, foi o único a considerar a brincadeira exagerada. Mas, sabendo do desagrado de alguns “possíveis eleitores” logo se retificou, contornando o mal-estar.