Criado no ano de 2019, o Instituto Professora Eulina Piaggio e Maria Cristina (Ipemac), situado no município de Ipecaetá, estado da Bahia, atualmente atende cerca de 160 estudantes da rede pública.
O projeto social, tem como objetivo, acrescentar novos conhecimentos para os estudantes, através de metodologias inovadoras envolvendo diversas áreas.
Ao Acorda Cidade, a gestora do Ipemac, Thacila Almeida, explicou que o projeto dispõem de aulas práticas e dinâmicas, possibilitando que o estudante possa ter um engajamento maior com os estudos.
“O Instituto é um projeto social que está sendo desenvolvido aqui na cidade de Ipecaetá, um projeto que foi idealizado pelo senhor Edson Piaggio, filho da terra, e entende que a educação, é a arma mais poderosa para transformar o mundo como disse Nelson Mandela. E concordando com essa frase, com essa citação de Nelson Mandela, o projeto foi idealizado. Os alunos estão no projeto de contra turno escolar, o projeto começou suas atividades em 2019, atendendo 120 alunos do Ensino Médio. Nesta proposta, os alunos desenvolvem projetos pedagógicos de diversas áreas, envolvendo área de linguagens, matemática, ciências naturais, tudo isso através de metodologias ativas. São aulas práticas, dinâmicas, onde o projeto transforma o conhecimento, e a gente entende que o aluno sendo protagonista nesse processo de construção de conhecimento, ele se sente participante dessa busca pelo conhecimento, e é o que gera motivação e engajamento”, afirmou.
De acordo com Thacila, diversos projetos são executados dentro da Instituição, beneficiando também os pais dos estudantes.
“Nós temos projetos que resgatam a história cultural do município, temos projetos de robótica, e o projeto da horta comunitária. São vários projetos pedagógicos que são desenvolvidos por professores de todas as disciplinas, de forma interdisciplinar. Os alunos têm aula de português, matemática, geografia, história, química, física, inglês, temos psicólogo no Instituto e até mesmo, professora de dança. Neste ano como ampliação em resposta muito positiva dada pelo município e pela comunidade, nós ampliamos o número de atendidos e de assistidos pelo projeto. Hoje nós temos 160 alunos matriculados, temos projetos que envolvem os pais que coordenados pela psicóloga, onde ela faz um trabalho de terapia corporal com estes responsáveis, temos também aulas de xadrez, aulas de educação física, dança e teatro”, destacou.
O Instituto tem parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
“Os alunos recebem fardamento, pelo material didático, que é o caderno, lápis, borracha, caneta, lanche, a maioria dos nossos alunos vivem em vulnerabilidade social, que são da zona rural, alunos da rede pública, alguns moram distantes, então a gente tem um transporte para fazer esse translado desses alunos. Um dos projetos que nós desenvolvemos, é o de qualificação profissional, Projeto Mundo do Trabalho, com os alunos que já terminaram o Ensino Médio. E nessa perspectiva de fomentar o desenvolvimento do município, com o objetivo de estimular a sonhar, a ter expectativa, a ter visão de futuro, nós estamos buscando parceiros para dar continuidade, para estar fortalecendo o que o Instituto faz. A UFRB é uma parceira muito boa do Ipemac, é uma parceira que tem nos ajudado, tem sido muito solícita às nossas propostas de parceria, e fomos convidados para a Semana de Ambientação no Campus de Feira de Santana, tendo o professor diretor, Jackson. E nessa visita ao Campus, levamos os alunos do Instituto para estar conhecendo a Universidade, para estar vivenciando e experimentando a Universidade”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram