Embora seja algo comum para a população, o excesso de gases pode estar relacionado à ansiedade, além de causar uma série de doenças.
Segundo a nutricionista e especialista em nutrição intestinal, Nayana Sampaio, um dos fatores da alta quantidade dos famosos “puns” tem ligação direta quando os alimentos não são digeridos corretamente.
“A elevação do ácido gástrico devido a ansiedade pode causar a sensação de inchaço abdominal, dores, queimação, entre outros sintomas, devido a má digestão dos alimentos, o que pode até levar em alguns casos, ao desenvolvimento de uma gastrite nervosa”, explica.
Ainda de acordo com a nutricionista, com a realização do tratamento alimentar correto, com pouco tempo ocorre uma diminuição significativa desses sintomas.
“Cerca de 95% dos casos dos meus pacientes aqui em São Gonçalo sofrem com algum problema intestinal. Entramos com o tratamento alimentar imediato, e caso seja necessário entramos com a suplementação, obtendo êxito no tratamento na maioria dos casos”, explica Nayana.
Além de um profissional de nutrição, para auxiliar com um planejamento de uma alimentação com base em alimentos naturais e anti-inflamatórios, procurar ajuda para tratamento da ansiedade faz uma grande diferença nos sintomas mentais e físicos.
“Mudar os hábitos de vida é o primeiro passo”, finaliza Nayana.
Dicas de alimentos que podem provocar gases
- Feijão
- Ovo
- Batata
- leite
- Cebola
- Açúcar refinado
- Repolho
- Alimentos gordurosos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram