Com a chancela da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do estado da Bahia, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul entregou, nesta quinta-feira, 560 big bags para o armazenamento de resíduos sólidos coletados por catadores da Associação de agentes ambientais e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis de Itabuna (AACRRI).
Ao todo, de acordo com o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, foram cerca de R$ 35 mil investidos no material que possui grande relevância para o trabalho da categoria. Cada big bag comporta 1 tonelada de materiais recicláveis.
“Os catadores são profissionais que desempenham um papel fundamental em nossa sociedade e merecem um olhar cuidadoso da política pública. Sem dúvida alguma as big bags ajudarão significativamente na atuação desses agentes ambientais com melhores instrumentos de trabalho.”, destaca Fernandes.
Catador e diretor na AACRRI, Ricardo Ferreira já enxerga os benefícios com a doação dos materiais. “Agradecemos à Setre e ao Cesol por direcionar esses big bags para nós da associação. Estávamos precisando muito desses big bags e não tínhamos capital para o acesso. É muito gratificante recebermos esse apoio que com certeza ajudará bastante na coleta de resíduos e vai evoluir bastante nosso serviço e nossa renda”, pontua.
Por meio do Pró-Catador Rede Sul e da Setre já foram entregues anteriormente aos catadores kits com EPIs, calças, botas, luvas, máscaras, maquinários e outros big bags somando cerca de R$ 400 mil direcionados à categoria.