Brasil

Lista tríplice: baiana pode ser a primeira juíza negra do TSE

Presidente Jair Bolsonaro escolherá quem vai ocupar a vaga.

Acorda Cidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu hoje (4) uma lista tríplice que será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para a escolha de uma vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão do Judiciário responsável pela organização das eleições.

Os advogados André Ramos Tavares, Fabrício Juliano Mendes Medeiros e Vera Lúcia Santana Araújo compõem a lista que será enviada para escolha do presidente.

Vera Lúcia é baiana  da cidade de Livramento de Nossa Senhora, tem 62 anos e pode ser a primeira mulher negra no cargo. Filha de professora e neta de lavadeira, aos 18 anos ela foi para Brasília estudar Direito.

A vaga mo TSE surgiu após o ministro Carlos Mário Velloso Filho, indicado em 2019, ter renunciado ao cargo por motivos de saúde.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos. De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os dois advogados que compõem o tribunal.

Com informações da Agência Brasil

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários