Laiane Cruz
Como em todo ano eleitoral, muitas pessoas deixam para regularizar ou tirar o título de eleitor na última hora. Por isso, na manhã desta segunda-feira (2), faltando apenas dois dias para o encerramento do prazo para realização dos serviços no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) relacionados ao documento, centenas de eleitores madrugaram na fila em frente à sede do órgão, situado na Avenida José Falcão, no bairro Queimadinha, em Feira de Santana.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Aos 57 anos de idade, o pescador Paulo Rogério nunca tirou o título de eleitor. Ele é morador da Fazenda Laje, próximo ao Rio Jacuípe, e chegou no domingo (1º) ao TRE, por volta das 18h30. Mesmo preocupado com a insegurança, preferiu dormir na fila.
“Nunca votei, porque eu sempre vivi mais afastado da cidade. É pertinho, mas vivo só e o tempo também é difícil. Decidi porque estou chegando aos 60 anos, vou ter que me aposentar a qualquer momento e sem o título a gente não consegue. Vou tirar porque é necessário”, justificou em entrevista ao Acorda Cidade.
Morador do bairro Mangabeira, o jovem Rian Serafim Silva, 18 anos, também chegou de madrugada na fila, por volta das 3h40. Ele foi tirar o título pela primeira vez.
“Cheguei e só tinha três pessoas na minha frente. Pra mim a importância de votar é que vamos escolher o presidente que vai governar nosso país”, disse o jovem ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O pedreiro Ed Santos, trabalhava em Brasília, no Distrito Federal, mas agora residindo em Feira de Santana resolveu regularizar o documento, para participar das eleições deste ano, ao invés de justificar a falta.
“Cheguei aqui às 3h45. Vim fazer transferência aqui para Feira, pois meu título foi tirado em Brasília, fiquei trabalhando três anos lá. E agora vou transferir para cá.”
De acordo com o TRE, o prazo para tirar o título de eleitor pela primeira vez ou regularizar pendências termina dia 4 de maio, na próxima quarta-feira. A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.
Mas, quem fugir das filas, tem a opção também de realizar alguns serviços este ano, sem precisar sair de casa, através do aplicativo Título Net, como por exemplo, tirar o primeiro título de eleitor
Em caso de dúvidas, o eleitor pode ligar gratuitamente para 0800-640-8400, acessar o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entrar em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.
Leia também: Procura por serviços de regularização do título de eleitor gera longas filas no SAC I
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade e do site do TRE.