Acorda Cidade
No dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data em que se exalta a importância da leitura de obras literárias pelas crianças, porta de entrada para a formação de leitores. No âmbito da literacia familiar, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu o Programa Conta pra Mim, que foi concebido tendo como pilar o papel fundamental dos pais e responsáveis no desenvolvimento das crianças, especialmente durante a primeira infância (0 a 6 anos).
Por essa razão, todas as ações do Programa convergem para sensibilizar as famílias sobre a importância de incorporarem as práticas de literacia familiar em suas rotinas domésticas, bem como oferecer materiais e orientações para apoiá-las nessa tarefa. Destaca-se, entre os materiais disponibilizados pelo Programa a coleção de livros "Conta pra Mim", a qual está disponível para download em formato PDF.
A coleção é composta por 44 livros, distribuídos em seis séries: ficção, poesia, livros para bebês, livros somente com imagens, livros informativos e biografias. No site, estão disponíveis versões específicas para visualização on-line, para impressão em cores e em preto e branco, todas em formato PDF e com opção para download.
“Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil. Nesta data, reforçamos a importância da educação literária de nossas crianças. Crianças que são expostas na primeira infância à escuta de histórias lidas em voz alta pelos adultos adquirem habilidades consideradas precursoras da alfabetização formal, como a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da oralidade. Pesquisas demonstram que crianças que escutam histórias na primeira infância têm um melhor desempenho na compreensão textual ao longo de sua trajetória educacional”, comenta o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.
Com o êxito do Programa, a Sealf e a SNAPI/MC firmaram o Acordo de Cooperação Técnica nº 54/2020, com o objetivo de promover e desenvolver estratégias de literacia familiar no âmbito do Programa Criança Feliz (PCF). As ações voltadas à literacia familiar favorecem os cuidados responsivos, além de constituírem uma metodologia de atendimento ao público-alvo do Programa por meio das visitas domiciliares.
Serão beneficiadas, no âmbito do projeto piloto, cerca de 30 mil famílias, de 26 municípios e do Distrito Federal, contemplando todas as Unidades da Federação, com o recebimento de kits de literacia familiar. Os kits são compostos por 20 livros de histórias infantis, um encarte de literacia familiar com instruções simples e em linguagem acessível na forma de infográficos para que os pais coloquem em prática as estratégias de literacia familiar e um jogo de trilha “As Aventuras do Tito”.
Espera-se, a partir da apresentação das técnicas de literacia familiar e, posteriormente, do fornecimento de materiais de promoção dessas práticas, um aumento no engajamento dos pais e cuidadores na interação diária com as crianças, bem como a ampliação da adesão das famílias às demais ações do Programa Conta pra Mim.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia