Câncer de colorretal

Especialista alerta cuidados para o câncer de colorretal

A doença é silenciosa na sua fase inicial, causando poucos sintomas, estes, em geral, passam a aumentar progressivamente nos estágios mais avançados.

Acorda Cidade

O câncer colorretal, também conhecida como neoplasia do intestino e do reto, é o segundo mais comum no Brasil, com cerca de 41 mil novos casos diagnosticados por ano, tanto em homens quanto em mulheres, dados do INCA.

Ele é silencioso na sua fase inicial, causando poucos sintomas, estes, em geral, passam a aumentar progressivamente nos estágios mais avançados.

Por ser multifatorial, a principais formas de prevenção da doença são as mudanças comportamentais e um rastreamento sistemático, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes e da colonoscopia, possibilitando o diagnóstico precoce de lesões precursoras e o imediato início do tratamento.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade, várias entidades brasileiras conseguiram junto ao congresso, aderir a agenda brasileira ao calendário mundial do Março Azul. A Gastros Bahia e seus parceiros de movimentos sociais, abraçou a campanha, como sempre fez no Setembro Verde, com a bandeira “ O diagnóstico precoce pode mudar a sua história”.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários