Acorda Cidade
Os contribuintes do IPVA já podem parcelar o imposto em cinco vezes, informa a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A opção está liberada nos sistemas das instituições bancárias credenciadas – Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob – e para isso basta informar o número do Renavam e escolher a opção licenciamento parcelado. Na sequência é só acompanhar as datas das demais cotas, disponíveis no calendário do IPVA 2022, e fazer o pagamento até o vencimento. As informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e [email protected].
Caso prefiram pagar de uma única vez, os contribuintes podem obter desconto de 10% para fazer a quitação integral do IPVA até a data da primeira cota do parcelamento, que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Neste mês de março, os proprietários de automóveis com placas de final 1 e 2 têm até os dias 30 e 31, respectivamente, para quitar o tributo com 10% de abatimento.
Com o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação, o Governo do Estado ampliou os percentuais de descontos e o número de parcelas para pagamento do IPVA 2022. No caso do pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, o abatimento passou de 10% para 20%. Também foi dobrado o desconto para pagamento integral até a data da primeira cota, que mudou de 5% para 10%. Além disso, o parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano tinha a alternativa de parcelar o imposto em três vezes.
Atraídos pelo desconto de 20% para pagamento do IPVA 2022, o dobro do que vinha sendo oferecido pelo Governo do Estado nos anos anteriores e um dos maiores do país, muitos contribuintes aproveitaram a oportunidade até o prazo final no dia 10 de fevereiro.
A receita do IPVA, lembra a Secretaria da Fazenda, é dividida meio a meio com os municípios onde os veículos estão emplacados.
O diretor de veículos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Lucas Machado, ressalta que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. “Para a regularização do seu carro é necessário quitar débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto. É só conferir o cronograma de pagamento no site da Sefaz ou acessando a página do Detran-Ba: www.detran.ba.gov.br”, salienta.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia