Feira de Santana

Câmara avaliará mudanças em lei municipal sobre veículos de grande porte

De acordo com o vereador Silvio Dias, autor do requerimento que convocou a audiência, o debate foi técnico, deixando de lado toda questão política

Laiane Cruz

Atualizada às 21:54

A Câmara Municipal de Vereadores realizou uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (7), com representantes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e entidades que representam a classe empresarial da cidade, para discutir a possibilidade de alteração da legislação atual sobre a circulação de veículos de grande porte e a prática de carga e descarga no município.

De acordo com o vereador Silvio Dias, autor do requerimento que convocou a audiência, o debate foi técnico, deixando de lado toda questão política, e tratou da possível alteração da lei 3.527, que estabelece restrições quanto à circulação de veículos de carga e descarga em determinados horários e locais no município.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“A avaliação da audiência foi positiva, foi um momento bastante concorrido e vários setores estiveram aqui representados, porque é um tema necessário em nossa cidade, que tem característica comercial e é um dos maiores entroncamentos do Norte-Nordeste. Quando se fala em veículos de carga e descarga, fala em trânsito de veículos de grande porte, é óbvio que isso chama a atenção de todos. Foi um debate técnico, onde discutimos a possibilidade de modernização da lei 3.527, que trata desse tema. Feira de Santana hoje tem uma lei que restringe o trânsito desses veículos no centro da cidade, o trânsito em algumas vias como a Noide Cerqueira, a Presidente Dutra, a Avenida Rio de Janeiro, que tem horários específicos para circulação desses veículos, e temos um problema com as multas irregulares que esses motoristas têm recebido”, informou o vereador, em entrevista ao Acorda Cidade.

Ele destacou que, em Feira de Santana, em alguns horários é permitido que determinados veículos circulem, mas estão sendo multados. “Tem veículos com mais de 20 multas. O encaminhamento que foi dado é que até o dia 14 estaremos recebendo a minuta de alteração dessa lei, que vamos estudar e juntar com as alterações que estamos propondo, como o aumento do comprimento de veículos de carga para trânsito na Avenida Noide Cerqueira, passando a até 9 metros, pois é uma via larga em que há essa possibilidade.”
 

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O diretor de Operações da SMT, Edmo Pires, esclareceu que as multas que são aplicadas não provêm do videomonitoramento e sim de fotossensores, que são equipamentos metrológicos e que fazem a constatação desse tipo de infração.

“As notificações de veículos que estão enquadrados dentro da legislação, com certeza, essas serão revistas e logicamente o cidadão não será penalizado. As demais, como coloquei aqui, e há de se ter um suporte jurídico, a gente irá avaliar. Mas até o presente momento, as únicas que poderão e deverão ser anuladas são as notificações dos veículos que se encontram dentro da legislação”, ponderou.

Ele acrescentou que desde que a prefeitura detectou essa problemática começou a trabalhar para visualizar quais são as legislações em outros municípios de grande porte, capitais principalmente, a fim de fazer uma minuta no projeto de lei, que está quase concluída.

“Iremos logicamente debater com toda a sociedade, inclusive com a Casa Legislativa, e a proposta é encaminharmos essa minuta do projeto para que seja uma avaliação e adequação para que possa atender a todos os representantes.”

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O presidente da Associação Comercial, Genildo Melo, também esteve presente à audiência e se colocou à disposição para representar a classe empresarial, trazendo contribuições ao tema.

“Veio em excelente momento essa proposição do vereador Silvio Dias quanto ao melhoramento da lei já existente, no sentido de flexibilizar os caminhões para que possam fazer suas descargas, sem que sejam penalizados da forma como estão. Neste sentido, a Associação Comercial está muito atenta e neste momento representamos aqui uma infinidade de empresários que não estão podendo fazer o seu trabalho da forma que tem que ser. Estamos muito felizes com essa iniciativa da Câmara de Vereadores e pretendemos contribuir para que seja modernizada essa lei”, disse.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O vereador José Carneiro afirmou que recentemente se reuniu com o prefeito Colbert Martins e o superintendente Edmo Pires, para justamente debater sobre a questão, e eles asseguraram que já estão elaborando um projeto com o objetivo de contemplar as reivindicações dessa categoria.

“Eu entendo que está na hora mesmo, porque há um sofrimento grande por parte de trabalhadores desse setor que trabalha com carga e descarga, e a lei atual não contempla esse pessoal. O município tem que cumprir a legislação e consequentemente pune as pessoas dessa área. A iniciativa do vereador Silvio Dias foi importante, porque gerou uma discussão, um debate, para que sensibilize o governo no sentido de encaminhar um projeto mais amplo que contemple essa categoria, bem como os empresários da cidade.”

Leia também: Câmara Municipal irá debater lei sobre circulação de veículos de grande porte em Feira de Santana

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários