Acorda Cidade
Os figurinos que compõem as quadrilhas juninas da sede e distritos de Feira de Santana estão expostos no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A mostra, que acontece este ano pela segunda vez, ficará aberta ao público até o dia 30 de junho das 8 às 18 horas.
A 2ª Exposição de Figurinos Juninos é organizada pela Associação de Quadrilhas Juninas de Feira de Santana e reúne peças de 11 grupos. Segundo a presidente da associação, Vilma Soares, o evento é de grande importância para os integrantes das quadrilhas, que têm a atuação valorizada.
“A comunidade vai conhecer a nossa história através das vestimentas que usamos para as apresentações, além das fotos exibidas”, diz Vilma, lembrando que este ano também será comemorado, pela primeira vez, o Dia Nacional do Quadrilheiro, celebrado em 27 de junho, por meio da lei 12.390/11.
De acordo com a lei, sancionada no dia 4 de março de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.
Participam da exposição figurinos pertencentes às quadrilhas Princesa do Sertão, Renovação do Forró, Korró Korró, Companhia do Forró, Oxente Gente, Xodó das Meninas, Arrasta Pé, Arraiá da Juventude, República dos Caipiras, Arraiá da Mantiba e Pituchinhos. O Museu Parque do Saber fica localizado na rua Tupinambás, nº 275, bairro São João. As informações são da Secom