Acorda Cidade
Neste sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana lançou a campanha “Cuidando de quem cuida”, que tem o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde que atuam nas unidades de urgência e emergência.
A iniciativa teve sua primeira edição na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, onde os servidores puderam participar de atividades em grupo, escuta individual e sessão de massoterapia. O evento é organizado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPs).
Na avaliação da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Regicelia Silva, a ação é uma oportunidade para os profissionais de saúde terem um espaço contínuo de discussões, despertando incentivos para o autocuidado através do diálogo.
“É mais fácil justificar que estamos ocupados do que aceitarmos que precisamos parar e pensar com carinho em nós mesmos. Promover o autocuidado emocional significa estar conectado com suas emoções e ir em busca de autoconhecimento, preferencialmente com o acompanhamento profissional de um psicólogo”, destacou Regicelia Silva.
A conversa foi mediada pela psicóloga Margarete Carneiro, que destacou a importância de discutir a saúde mental no período da pandemia.
“Em tempos de calamidade onde diante do desconhecido e sofrimento devido aumento dos óbitos, realizar ações de promoção e prevenção em saúde mental oferece sensibilização para o enfrentamento e percepção de necessidades individuais esquecidas. Atividades como a roda de conversa, dinâmicas em grupo, escuta individual e massagens relaxantes, sensibilizam o cuidador”, explica.
Na próxima semana, a campanha será levada para os profissionais de saúde da Policlínica Parque Ipê.
As informações são da Secom de Feira de Santana