Acorda Cidade
A Polícia Militar da Bahia comemora 197 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 17. A data será marcada por uma solenidade na Vila Militar do Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador. A programação terá entrega de medalhas de homenagens à integrantes da tropa, novas viaturas e títulos de Amigo da PM a personalidades civis, além da presença do governador Rui Costa e outras autoridades.
Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, o trabalho de contenção em defesa da vida, patrulhamento e proteção dos baianos tem avançado com resultados significativos no combate ao crime.
“O serviço de Polícia Militar é muito dinâmico e estamos fazendo isso através da inteligência e do recurso do uso de força em determinadas situações com objetivo de levar tranquilidade para a sociedade em geral. O problema da droga é internacional, a nível de Brasil está em todas as grandes metrópoles e nós estamos enfrentando isso, principalmente, em nossa capital, com relação a números e redução. O tráfico de drogas é responsável por muitos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), para que você tenha uma ideia, nós estamos hoje com uma redução de 17,5% em nosso estado, o que representa a preservação de vidas em relação ao ano passado. Efetivamente temos um trabalho contribui e nós estamos vencendo com a utilização da inteligência policial e também com trabalhos interagências”, declarou.
O comandante-geral também falou sobre as denúncias anônimas. “Recebemos denúncias através dos números 101 e 190 para fazer frente a estas situações adversas que aconteçam com relação a nossa sociedade. É um canal que está aberto, é tranquilo pra fazer o contato, é preservada a sua identidade e sempre que necessário a Polícia Militar estará presente.”