Acorda Cidade
Para quem vive distante do seu país de origem manter o elo com a língua é um desafio, especialmente quando os filhos nascem em terras estrangeiras. Da necessidade de ensinar o português e deixar a língua como herança cultural nasceu, no ano de 2017, a Livros for Kids. “Atualmente, temos em média mais de 100 autores no catálogo, sendo uma boa parte deles brasileiros”, comemora a CEO da Livros for Kid Vanessa Pfeil.
Mãe e empreendedora brasileira, Vanessa vive atualmente na Alemanha com a família, mas mantém a conexão com o Brasil através de lives literárias. A próxima acontece amanhã, 10 de fevereiro, e tem a escritora baiana Palmira Heine como convidada. O tema do encontro: feminismo com recorte na literatura infantil. O intercâmbio literário acontece todas as quintas-feiras às 10 horas, horário de Brasília, e 14 horas, na Alemanha. Interessados podem clicar aqui.
Foto: Dominique Meirelles
Palmira Heine, que é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) lança, agora em fevereiro, mais dois livros destinados ao público mirim. A Pergunta do Tempo e A Borboletinha que não quis mais ficar na cozinha. O duplo lançamento pode ser conferido gratuitamente este sábado, 12 de fevereiro, às 11 horas, através do YouTube da Editora InVerso.
Os temas socioemocionais nas entrelinhas das obras assinadas por Palmira Heine – autoconhecimento, quebra de estereótipos, representatividade e protagonismo feminino, só para listar alguns – divertem e ensinam. Ajudam a desenvolver a imaginação, o respeito e aprimorar novas falas, escritas e valores. Quando as crianças leem ou ouvem estórias, respeitando os limites e a maturidade de cada uma, bem como seus gostos e desejos, passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo. ”Minhas obras trazem diversos temas que, muitas vezes, a gente pensa que as crianças não são capazes de entender, mas que perpassam o cotidiano delas também, como a questão da autoestima, do medo, os desafios femininos”, destaca Heine.
A pergunta do Tempo nasceu de uma reflexão da autora sobre a correria que nos faz sentir a vida esvaindo entre os dedos. Com ilustrações assinadas por Vanessa Martinelli, a narrativa foi representada de uma forma poética. “O tempo é também uma inquietação para as crianças. Apesar de nem sempre elas saberem como expressar, passam pela dor do crescimento, de viver as mudanças das fases do desenvolvimento. Algumas querem ser adultas rápido demais, outras insistem em continuar sendo crianças. Cada um de nós vive o tempo de uma forma diferente”, explica a autora.
Foto: Divulgação
Já o livro A Borboletinha que não quis mais ficar na cozinha integra a série Feminino Fabuloso, da Editora InVerso. “Não que o lugar da cozinha deprecie ninguém, mas a obra é uma metáfora de que a mulher pode e deve ocupar outros espaços, desbravar outros universos para realizar seus objetivos”, explica Heine. As ilustrações de Gal Silva deram vida à uma borboletinha personificada, com uma imagem bem feminina e não apenas vinculada a um inseto.
“Acho importante começar a debater o feminismo desde cedo. Acredito muito no poder que os pais tem de influenciar a formação de certas opiniões nos filhos e acredito mais ainda em como podemos trazer esse assunto de forma leve, sutilmente fazendo as crianças se divertirem enquanto estimulamos o pensamento crítico por meio da leitura, por exemplo”, avalia a CEO da Livros for Kid Vanessa Pfeil.
Palmira Heine acredita que um único livro é capaz de tocar individualmente cada leitor, ajudando-o a elaborar processos internos, ampliar sua visão de mundo e encontrar um caminho mais fácil para se tornar um indivíduo mais crítico e atuante na sociedade. “A leitura amplia nossas fronteiras para a vida”, conclui.
Sobre a autora:
Nascida em Salvador, Palmira Heine é escritora, poeta e professora universitária. Mãe de dois filhos, suas grandes fontes de inspiração. Além da vasta obra acadêmica, ela assina dezesseis livros infantis. São algumas de suas obras: Mila, a pequena sementinha, O pontinho desapontado, O reino todo amarelo, O autor é você, Amendoim, a tartaruguinha encantada, O lápis mágico, Uma amizade no mundo dos números e A dieta maluca das letras, O Sonho Azul, Rã Zinza. Com textos, poemas e contos publicados em diversas antologias nacionais e internacionais, é também organizadora de publicações de outras autoras.