Acorda Cidade
Pessoas que realizaram o exame de diagnóstico da Covid (RT-PCR) podem obter o resultado através dos números 3612-6613, 3612-6641 e 3612-6654, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A orientação é de que o paciente entre em contato a partir de três dias da coleta da amostra – em alguns casos o órgão liga informando o resultado.
Se preferir, o paciente também pode indicar qualquer pessoa da sua confiança para retirar o laudo do exame na recepção da secretaria, localizada na avenida João Durval Carneiro. Neste caso, mediante a apresentação do documento de identidade do paciente. Vale destacar que as pessoas com suspeita da doença não devem ir buscar o documento.
Em casos de resultado positivo, deve manter o isolamento domiciliar por sete dias – contados a partir da data de início dos sintomas. Se permanecerem sintomas respiratórios ou febre deve se isolar por dez dias. Já os assintomáticos, devem obedecer o prazo de dez dias a partir da coleta. Toda orientação e cuidados são ofertados no momento da ligação. A Secretaria de Saúde informa que não é necessário refazer o exame para sair do isolamento.
Para aqueles que foram examinados com o teste de antígeno, que também colhe amostra nasal, o resultado é entregue em cerca de 15 minutos.
LOCAIS DO EXAME
Pessoas com sintomas da doença podem fazer a testagem na Unidade de Saúde da Família Liberdade I, II e III, de segunda a quarta-feira, das 14h30 às 17h. Na Unidade de Saúde da Família Humildes I, toda sexta-feira das 8h30 às 11h30, por agendamento, e na Policlínica do bairro Rua Nova por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Nestes locais a quantidade de exames foi limitada a 120 em cada unidade.
O exame também está disponível nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas outras seis Policlínicas municipais que disponibilizam sem limite de testagem.
No Drive-in do terminal BRT da avenida Ayrton Senna, são realizados 400 exames por dia entre segunda e sexta-feira, das 14h30 às 17h. Aos sábados, das 08h30 às 11h30. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou agendamento – realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
As informações são da Secom de Feira de Santana.