Gabriel Gonçalves
Os atendimentos das agências do Banco Itaú da Avenida Presidente Dutra e do Banco Bradesco da Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, foram suspensos no dia de ontem (31), por ter a confirmação de funcionários positivados para a Covid-19.
Ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Edimilson Cerqueira, destacou que esse tipo de problema está acontecendo com frequência, prejudicando não só os funcionários, mas como todos que necessitam dos atendimentos.
"Está sendo um caos, esse problema que os bancários vêm enfrentando, porque sabemos que desde a época dos primeiros decretos, os bancários continuaram trabalhando por considerar um serviço essencial, porém não foram privilegiados na hora de tomar a vacina, que inclusive teve muita briga, muita discussão, ações judiciais para isso. Muitos bancários infelizmente morreram e continuam sendo reinfectados e por isso que a clientela, se depara quase todos os dias com as agências fechadas. No dia de ontem, a agência do Itaú na Presidente Dutra, precisou ser fechada para ser sanitizada, assim como o Bradesco da Getúlio Vargas. Seguindo as regras da OMS, sempre que alguém testar positivo, as outras pessoas devem realizar o teste, o local deve ser higienizado, e aquela pessoa que testou positivo, deve ser afastada", disse.
De acordo com Edimilson Cerqueira, o cenário que está sendo observado todos os dias em portas de agências, é a grande aglomeração de clientes, aumentando o risco da infecção pelo vírus.
"Estamos vendo isso todos os dias aqui em Feira de Santana, muitas pessoas se aglomerando nas portas das agências, muitos funcionários atendem os clientes ainda no saguão do banco, e infelizmente acaba acontecendo o número crescente de casos positivos para a Covid-19. Felizmente algumas pessoas já tomaram as vacinas, até mesmo a dose de reforço e não estão tendo grandes problemas", afirmou.
Assim como está acontecendo em outros ambientes comerciais, o presidente do Sindicato, informou ao Acorda Cidade, que uma campanha nacional está sendo mobilizada para que seja exigido o comprovante de vacinação ao entrar nas agências bancárias.
"Estamos realizando uma campanha nacional, para que seja exigido o passaporte de vacinação para que as pessoas possam entrar nas agências. Se essa caderneta não for exigida, teremos prejuízos todos os dias, porque as agências continuarão sendo fechadas e com isso, acarreta muito para o comércio, acarreta para o desenvolvimento da economia em si e a gente sabe que todo mundo depende de banco. Então estamos com esta campanha para que os bancos também sejam incluídos, assim como os restaurantes, como nos eventos, que possamos exigir também, o comprovante de vacinação contra a Covid-19", concluiu.