Acorda Cidade
O processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022 segue, na segunda e terça-feira (31 e 1º), para o estudante que deseja ingressar em uma de suas unidades escolares, em qualquer ano ou série do Ensino Médio. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. Neste final de semana (29 e 30), o sistema de matrícula on-line estará disponível para os públicos que foram atendidos durante a semana.
Via internet, a matrícula deve ser realizada a partir do acesso pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente pelo endereço http://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/. Presencialmente, o processo pode ser efetuado em qualquer unidade escolar da rede estadual. O sistema fica disponível até 1º de fevereiro e os estudantes, pais e/ou responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de matrícula, que indica os dias específicos para cada público (baixe aqui: https://bit.ly/3IjOZTK).
Na sexta-feira (28), o processo de matrícula foi voltado para o ingresso de novos estudantes nas unidades escolares em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.
No Colégio Estadual Rotary, em Salvador, Reinaldo Teles realizou a matrícula do seu filho Raul Vitor Teles, 17, que cursará o 8º e 9º ano (Etapa V), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Fui muito bem atendido no colégio e gostei muito da estrutura. Estou contente em matricular meu filho para que ele possa dar continuidade aos seus estudos e ter um futuro melhor", disse.
Também na capital baiana, Nicole Bastos fez a matrícula do seu irmão Nicolas Bastos, 10, que estudará em uma das turmas do 6º ano do Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, de onde já foi aluna. “Achei o atendimento da matrícula rápido e eficiente. O procedimento foi realizado seguindo todos os protocolos sanitários recomendados”, contou.
Cronograma – No período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Médio.
Documentos – A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação solicitada que, em caso de pendência, poderá ser apresentada obrigatoriamente na secretaria escolar posteriormente. São estes os documentos: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.