Rachel Pinto
O Banco Santander divulgou através de inserção publicitária no último domingo (16), na Rede Globo, que neste sábado (22), as 3 mil agências do banco em todo o país seriam abertas das 10h às 14h para que os clientes pudessem renegociar as dívidas. O anúncio da abertura gerou grande insatisfação da categoria e várias mobilizações dos sindicatos de todo o Brasil. A decisão de abrir as agências no entanto, foi suspensa.
Em Feira de Santana, o Sindicato dos Bancários comemorou a não abertura das agências e considerou o fato como uma vitória da categoria.
Eritan Machado, vice-presidente do Sindicato dos Bancários disse que o fechamento é uma vitória expressiva dos trabalhadores e deve ser comemorada por todos.
O banco Santander havia decidido de forma unilateral sem dialogar com os trabalhadores impor a abertura de suas agências aos sábados, desrespeitando a jornada de trabalho dos bancários que já é extenuante. Aqui vale fazer uma ressalva, existe um mito de que os bancários só trabalham seis horas por dia, o que é uma mentira deslavada. Muitos bancários e bancárias têm adoecido por causa de sua jornada de trabalho e por causa das metas abusivas estabelecidas pelos bancos e neste sentido o banco Santander quer colocar na conta dos empregados um problema que ele mesmo criou. Desrespeitando a jornada de trabalho, aumentando essa jornada e de forma injustificável decidiu abrir as agências aos sábados para renegociar a dívida dos seus clientes que estão nessa situação de endividamento”, afirmou.
O sindicalista opinou ainda que uma alternativa do banco resolver a questão das dívidas com os clientes é a redução das taxas e tarifas cobradas, além contratação de mais empregados para atender os clientes que desejarem renegociar os débitos durante a semana.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.