Acorda Cidade
Responsável pela realização anual da Campanha de Vacinação na indústria, o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) antecipou para janeiro a mobilização junto às empresas. A proposta é iniciar no mês de março a aplicação das doses nos trabalhadores da indústria baiana, mediante a liberação das vacinas pelos órgãos técnicos.
A campanha de vacinação, tradicionalmente, acontece no mês de abril, e antecede a chegada do inverno, período propício à disseminação dos vírus da gripe. Este ano, no entanto, a decisão foi antecipar a campanha de vacinação, diante do surto de influenza que atinge vários estados do país, associado à pandemia do coronavírus, que está em fase de elevação da curva de casos.
“O Sesi tem um compromisso com as empresas e com os trabalhadores da indústria para garantir a realização anual da campanha de vacinação contra a gripe. Trata-se de uma ação que visa a proteção do trabalhador, para a qual a entidade dispõe de uma infraestrutura para proporcionar um atendimento in loco e ou nas unidades de Saúde do SESI”, explica o gerente de Segurança e Saúde na Indústria (SSI) do Sesi Bahia, Amélio Miranda. Ele lembra que o SESI tem uma experiência de mais de 10 anos realizando este serviço, que inclui também outras ações de prevenção em saúde e segurança no trabalho.
ALTA PROCURA
A reserva de vacinas pelas indústrias foi liberada no início deste mês e estarão disponíveis enquanto durarem os estoques. “Com a alta procura pela vacina da gripe, devido à atual situação, acreditamos concluir as vendas em fevereiro e depois focar na execução da campanha”, explica Luisa Lima, gerente de Promoção da Saúde do Sesi Bahia.
Ela informa que a previsão é de chegada das doses na segunda quinzena de março. Contudo, o processo está condicionado à liberação da vacina por parte da Anvisa. O Sesi tem como foco atender a indústria baiana e seus trabalhadores, bem como as empresas que integram a cadeia produtiva industrial.
TIPOS DE VACINA
O Sesi disponibilizará dois tipos de vacina: a trivalente, que contém cepas de três variantes do vírus influenza; e a quadrivalente, que inclui uma quarta cepa de variante da influenza B.
Para realização da vacina in loco, o Sesi determina que a empresa tenha no mínimo 30 trabalhadores a serem vacinados. Abaixo deste número, os trabalhadores são direcionados para atendimento na unidade de Saúde do Sesi mais próxima, com agendamento feito pela empresa junto ao Sesi.
O Sesi Bahia possui unidades de saúde em todas as regiões do estado, facilitando a logística e o atendimento às empresas. Para entrar em contato com o SESI e aderir à campanha de vacinação, acesse www.sesisaudeba.com.br.
BENEFÍCIOS DA VACINAÇÃO:
· Redução dos afastamentos ao trabalho associados à gripe ou ao uso de medicamentos utilizados para alívio dos sintomas da gripe;
· Redução dos custos indiretos gerados pelo absenteísmo com a queda na produtividade;
· Redução das complicações respiratórias para trabalhadores com fatores de risco;
· Proteção individual e coletiva, pois diminui a circulação viral;
· Eficácia de cerca de 70 a 90%, em indivíduos saudáveis;
· Atendimento nas instalações das empresas, reduzindo a necessidade de ausência do trabalhador.