Acorda Cidade
Através das ações promovidas pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estão abertos dois editais para os Programas de Residências Universitárias. A instituição conta com duas moradias, ambas localizadas no campus, sendo uma conhecida como Residência Tradicional (RESI) e a outra é a Residência Indígena. Os interessados podem realizar as inscrições virtualmente até 31 de janeiro.
Com 197 vagas no total, os programas da Uefs atendem 119 estudantes atualmente. Os residentes da instituição têm, além da moradia, subsídio integral de três refeições (café da manhã, almoço e jantar) no Restaurante Universitário (RU) e auxílio de R$435,00. Este valor é regulamentado pela Resolução CONSEPE 087/2019.
Entre os pré-requisitos para ser beneficiado pelo Programa para a Residência Tradicional estão: ser estudante de primeira graduação; estar situação de vulnerabilidade socioeconômica; não ter núcleo familiar na zona urbana de Feira de Santana. Já na Residência Indígena o estudante deve acessar a Uefs como membro de comunidade indígena. Os graduandos interessados, além destas condições, precisam se inscrever em um edital da Propaae para as residências quando passarem por análise do Núcleo de Apoio psicossocial e Pedagógico (NAPP).
Sendo políticas que compõem o Programa de Assistência Estudantil (PAE), as residências da Uefs contam com espaço de convivência com TVs e cozinhas equipada com fogões, geladeiras e micro-ondas novos. Também é disponibilizado um posto de auxiliar de limpeza, vale gás e material de limpeza mensalmente. Além disso, há posto de vigilância 24 horas para o atendimento de ambas moradias.
Cada um desses espaços possui resolução própria aprovada no Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe). A Residência Tradicional é regida pela Resolução 88/2019 e a Residência Indígena pela Resolução 007/2020. Nelas estão previstas as Coordenações Administrativas – A COARUNI (Residência Tradicional) e COACIUNI (Residência Indígena) compostas por residentes e por servidores da Propaae.
Renata Dias Souza, a coordenadora geral da Propaae, compreende que as políticas afirmativas cumprem uma função reparadora para grupos historicamente excluídos. "No caso da Uefs, estas políticas abrangem estudantes de escola pública dentre estes negros, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiências e pessoas trans. Estas políticas tornam a universidade mais diversa e, portanto, mais democrática ao promover o acesso diferenciado. Entretanto, ampliar o acesso dessas populações é apenas o início do desafio. Uma vez na universidade é importante garantir a permanência e o sucesso escolar destes estudantes", declarou a coordenadora.
Edital Nº 001/2022 Programa De Residência Universitária
A Uefs dispões de 58 vagas abertas para mulheres cis/trans, mulheres cis/trans (pessoa com deficiência), homens cis/trans e homens cis/trans (pessoa com deficiência). Para realizar a inscrição acesse:
Edital Nº 002/2022 Programa de Residência Universitária Indígena
O processo seletivo oferta o total de 06 vagas, sendo elas para mulheres cis/trans e homens cis/trans. É possível efetuar a inscrição através do endereço:
Veja o edital acessando o link:
http://www.propaae.uefs.br/arquivos/File/EDITALSELECAORI022022.pdf