Gabriel Gonçalves
O presidente Jair Bolsonaro precisou ser internado na madrugada da última segunda-feira (3), após sofrer uma obstrução intestinal. O político que estava de férias em Santa Catarina, explicou que começou a passar mal, após o almoço do domingo (2).
Durante coletiva de imprensa, o médico que acompanha o presidente desde 2018, Antônio Luiz Macedo, informou que o problema da obstrução foi provocado por conta de um camarão não mastigado corretamente.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico coloproctologista Ricardo Torres, explicou que a obstrução intestinal ocorre quando existe algo que impede a passagem de determinado alimento, impedindo também a eliminação de flatos e fezes.
"Como o próprio nome já diz, esta é uma patologia, uma doença que acontece quando alguma coisa está impedindo a passagem do alimento. O nosso trato digestivo, é como se fosse um tubo, então quando a gente imagina algo impedindo o fluxo desse tubo, acontece o quadro do que chamamos de obstrução intestinal. O principal sintoma desta doença é geralmente na maior parte do intestino, quando ocorre a parada da eliminação de flatos e fezes, então o paciente relata dores abdominais, distensão do intestino, porque como nada está passando, as coisas começam a ficar presas, os gases ficam presos e em caso muito avançado, esse paciente começa a apresentar vômitos", explicou.
Além da própria obstrução causada pela falta da passagem, outros fatores também podem provocar a doença.
"Nós temos várias causas, como a mais comum que é a própria obstrução do intestino, mas também devemos associar ao câncer que pode ser um dos fatores. Existem casos de hérnia interna, muito comum também em situação de pós-operatório, o que a gente chama de aderência intestinal, porque depois da manipulação cirúrgica, o intestino pode aderir, torcer e fazer exatamente a obstrução", destacou.
Para o médico Ricardo Torres, um camarão pode sim afetar o intestino, provocando a obstrução intestinal a depender do quadro de saúde deste paciente.
"Um camarão pode provocar essa obstrução? Pode, vai depender do estado deste paciente, e o que eu posso falar neste momento, é que se realmente o camarão provocou esta situação ao presidente, possa ser que ele tenha algum estreitamento no trato digestivo, ainda mais ele que sofreu uma facada, já passou por cirurgias intestinais, tem costuras intestinais, então essa área onde houve a costura, possa ser que exista um estreitamento, provocando essa obstrução", afirmou.
Qual o tipo de tratamento é realizado neste caso?
Segundo o coloproctologista, na maioria das situações de obstrução intestinal, não há a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
"A obstrução intestinal é uma urgência médica, então todo paciente com a obstrução é encaminhado ao serviço de emergência e na sua grande maioria, não é um tratamento cirúrgico, boa parte delas, correspondem ao tratamento clínico que foi exatamente feito com o presidente. Foi colocado uma sonda para desobstruir e às vezes, também é utilizado medicamentos, que vai ajudar o intestino a funcionar, mas claro que isso depende muito do quadro do paciente. Caso seja um tumor, um câncer, realmente não tem jeito, este paciente precisa ser submetido à uma cirurgia, porém na grande maioria dos pacientes que chegam com a obstrução ou semi-obstrução, já consegue inicialmente fazer o tratamento na conduta clínica, fazendo com que esse quadro melhore e posteriormente, investigar se realmente precisa de um tratamento cirúrgico ou não", afirmou o especialista ao Acorda Cidade.
Esse tipo de patologia é considerada comum no Brasil, mas caso o paciente não trate com atenção, pode levar à morte.
"É muito comum as pessoas chegarem nas emergências com quadros de infecção, com a obstrução intestinal, mas como informei, grande parte dos pacientes estão associadas à cirurgias, então existe aquela aderência intestinal, uma complicação muito comum de cirurgia abdominal. Mas é importante que este paciente tenha total cuidado, pois o estado desta distensão pode fazer com que venha a perfurar o intestino, gerando quadros infecciosos, graves e avançar para o óbito", salientou.
Importância da mastigação
Ainda de acordo com o coloproctologista Ricardo Torres, a boa mastigação, não só facilita a ingestão do alimento, como também ajuda na absorção dos nutrientes presentes.
"Necessitamos ter uma alimentação saudável, é sempre importante que a gente siga este modelo, porque evita outras doenças, inclusive o câncer de intestino. Então a questão da alimentação é fundamental, e uma boa mastigação, que inclusive foi muito questionado sobre isso. É importante que se tenha o hábito de mastigar os alimentos para que exista ali, um processamento do alimento, além de absorver os nutrientes. É muito comum a gente observar a questão do engasgo, e que neste caso acontece mais em cima, logo no esôfago, então o processo da alimentação já começa ali na boca, com a própria saliva, e quanto mais a gente triturar, iremos facilitar o trabalho do trato digestivo, vai melhorar a questão da digestão e consequentemente, a absorção dos nutrientes. Eu digo que é difícil dizer quantas vezes a pessoa vai mastigar antes de ingerir, porque depende muito do alimento, depende da quantidade dentária dessa pessoa, mas não devemos ter pressa de comer, o alimento é uma coisa tão gostosa, tão boa, precisamos saborear, porque o sabor está na língua, então vamos manter a alimentação na boca, vamos fazer a mastigação, triturar bem os alimentos e ajudar nossos organismos", afirmou.
O médico coloproctologista aproveitou para chamar a atenção das pessoas, sobre os sintomas que são perceptíveis. Em caso de dores abdominais e qualquer tipo de mudança no corpo humano, a orientação é buscar atendimento clínico.
"Geralmente esses quadros de obstrução não são súbitos. Alguns pacientes apresentam sinais que acreditam ser normais, porém quando este paciente chega na emergência, já é um quadro obstrutivo de câncer. Por isso sempre digo que é importante que todos devem conhecer o seu próprio corpo. Pode ser uma alimentação que logo depois apresenta dores abdominais, apresenta uma barriga grande, com a impressão de ter comido um boi, então qualquer sintoma como este, é importante que a pessoa possa procurar um médico, um gastro, para identificar o que pode ser, porque pode ser até um câncer no intestino e os sintomas iniciais são estes que mencionei. Então precisa ficar em alerta e observar qualquer mudança no corpo", concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade