Acorda Cidade
Dezenas de atletas com deficiência física e visual participaram da prova de natação na 4ª edição das Olimpíadas da Diversidade, na manhã deste sábado (4), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Esportistas de Feira de Santana, Jequié e Salvador disputaram as provas de 12,5, 25 e 50 metros e foram todos premiados com medalhas.
As instituições que eles representam como a Fundação Jonathas Telles de Carvalho e o Instituto de Cegos de Jequié foram premiados com troféus. Para o diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, o mais importante é a participação.
“A gente percebe isso nos próprios professores que orientam eles. Os atletas saíram muito satisfeitos”, afirma o diretor de Esportes. Quem reitera o contentamento é Francisco de Assis, que tem baixa visão. “Achei o evento muito bom. É interessante participarmos até mesmo para aumentar a auto-estima”, comenta.
Neste sábado aconteceu ainda, pela primeira vez em Feira de Santana, etapa do Campeonato Baiano de Basquete de Cadeirantes. Três equipes de Salvador e uma de Feira de Santana participam do jogo com todas as regras do basquete. Já no Ginásio Municipal Oyama Pinto acontecem os jogos de futsal para deficientes visuais.
Um dos participantes do campeonato é Marivaldo Brito, ele que veio de Salvador. “A realização da partida em Feira de Santana é significante porque incentiva a equipe do Município”, considera. (Secom)