Feira de Santana

Trabalhadores do transporte alternativo protestam contra invasão dos 'ligeirinhos' nos pontos das vans

Eles reclamam que não há fiscalização da prefeitura.

Rachel Pinto

Os trabalhadores do transporte alternativo de Feira de Santana realizaram nesta segunda-feira (13), um protesto contra a presença do transporte clandestino, ‘ligeirinhos’, nos pontos das vans. Segundo eles, as vans clandestinas têm invadido os pontos das vans que são regulamentadas e estão atrapalhando o trabalho do transporte alternativo.

O motorista Raimundo Souza, conhecido como Dinho do Alternativo, que é presidente da Associação dos Transportes Alternativos, se queixou ao Acorda Cidade que um dos locais onde há muitos problemas é o ponto de Jaíba que fica localizado na Rua Barão de Cotegipe.

Ele frisou que a categoria participou de uma licitação cara para operar o transporte e hoje sofre com a concorrência do transporte clandestino que inclusive, param os carros nos pontos oficiais. Segundo Dinho, não há fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e os ligeirinhos estão invadindo o lugar do transporte alternativo.

Dinho lamentou a situação e pediu providências do poder público.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O clandestino está lotando o nosso ponto. Pedimos o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da SMT. Está complicado para sobreviver. Temos dívidas, os bancos estão tomando os nossos carros e só queremos garantir o nosso pão de cada dia. A gente se descapitalizou para investir e hoje nós estamos abandonados”, concluiu.

No ponto de Jaíba há espaço para cinco vans do transporte alternativo e Dinho relatou que duas vans do transporte clandestino frequentemente ocupam as vagas.

O Acorda Cidade entrou em contato com a SMT e aguarda o retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.