Representatividade

Coletivo Sou Frida propõe à Câmara de Feira de Santana criação de uma Procuradoria da Mulher

O órgão tem como fundamento discutir e compreender a importância da participação feminina no espaço político.

Acorda Cidade

Proposta do Coletivo Sou Frida, movimento feminino com atividade em Feira de Santana, uma Procuradoria da Mulher poderá ser criada na Câmara Municipal. Na quarta (8), a ideia foi lançada na Tribuna Livre da Casa por Júlia Oliveira, integrante do Coletivo, e Thaís Fazzio, representante dos deputados Ângelo Almeida (estadual) e Lídice da Mata (federal), para falar sobre o tema. Lídice foi quem primeiro atuou pela proposta de implantação deste órgão no âmbito do Poder Legislativo. Na Assembleia, o seu correligionário do PSB é quem faz a defesa da ideia.

Segundo Júlia, o órgão tem como fundamento discutir e compreender a importância da participação feminina no espaço político. Através de cursos, palestra, seminários, congressos e exposições, proporciona a qualificação das mulheres para a sua inserção nas mais diversas áreas da vida pública, bem como fortalece-las na luta contra a violência e a discriminação. Trabalhando em conjunto com as instituições do poder público e organizações não governamentais, a Procuradoria deve ter à frente uma servidora municipal.

 De caráter suprapartidário, a Procuradoria da Mulher deve abrir espaço para a participação dos campos ideológicos de direita e esquerda, defende Thaís Fazzio, que representou na Tribuna Livre os deputados Ângelo Almeida e Lídice da Mata. Ela diz que o lema é “unir para qualificar e buscar mais espaços, ferramenta para vereadoras e servidoras municipais juntar forças políticas”.

O papel desempenhado por este organismo legislativo vai muito além de receber denúncias de maus tratos contra a mulher, adverte a militante do movimento feminino. “Precisamos também chegar à presidência das casas legislativas, relatar projetos importantes, comandar comissões estratégicas, como a de Constituição e Justiça”, avanços, segundo ela, que se tornam mais próximos na medida em que a mulher seja melhor qualificada em sua atividade política.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários