Gabriel Gonçalves
Buscando a segurança de clientes nas compras de fim de ano, a proximidade da polícia com a população e o melhor gerenciamento das áreas, a 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), reforçou o policiamento no centro da cidade de Feira de Santana, em virtude do período do fim de ano.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o capitão Dijomar Cruz da 64ª CIPM, explicou que o planejamento operacional começou a ser discutido desde o mês de outubro, com o objetivo da guarnição obter reforço material e de demais policiais.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Nós começamos a fazer o planejamento para o policiamento de final de ano aqui na 64ª CIPM, desde o mês de outubro. Encaminhamos expedientes para o comando Regional Leste, no sentido de conseguir reforços tanto na questão material, quanto na questão humana, para que seja aplicado neste mês de dezembro, pois sabemos que neste período, o comércio, as vendas no centro da cidade, tendem a crescer. Existe uma movimentação intensa por conta do 13º, muitas pessoas saem para fazer as compras de Natal, final de ano, temos que ter essa preocupação, e o comando da 64ª CIPM, através da Major Lilian, tem se preocupado bastante com isso, e buscando melhores meios", disse.
De acordo com o capitão, apenas neste período de final de ano, houve um incremento de 70% do policiamento ostensivo nas ruas.
"Temos um policiamento ordinário que é composto pelas guarnições que trabalham no centro comercial ou junto com os postos fixos. Estamos também buscando melhorar esse quantitativo com um efetivo em torno de 30 policiais por turno, ou seja, terá um incremento da ordem de 70% no policiamento ordinário para que possamos garantir uma melhor e maior qualidade na segurança do policiamento ostensivo no centro comercial", destacou.
Para garantir a segurança em todo o município, o capitão da PM Dijomar Cruz, informou à reportagem do Acorda Cidade, que a 64ª CIPM também conta com o apoio de outras forças policiais.
"Hoje nós temos um centro da cidade que é muito carregado no sentido de trânsito, então temos o apoio do Esquadrão Asa Branca através da Operação Garra, que tem disponibilizado motociclistas aqui para o centro, fazendo esse policiamento mais ágil, temos o apoio do Esquadrão de Cavalaria que nos apoia ali na Avenida Getúlio Vargas, em locais estratégicos, fazendo uma ação de presença mais efetiva. A Rondesp Leste também tem nos apoiado e podemos dizer que todas as forças policiais do município de Feira de Santana, tem colaborado com a 64ª CIPM, visto que o Comando de Policiamento Regional Leste, se preocupa bastante em manter uma segurança mais efetiva para toda a cidade, além do centro comercial. Estamos aqui emanados em melhorar a segurança de Feira de Santana", pontuou.
Cuidados
O capitão Dijomar Cruz, alertou algumas dicas para que as pessoas não sejam vítimas de furtos e assaltos e destacou que sempre que possível, comunicar à Polícia Militar, para que a guarnição possa agir de forma rápida, evitando qualquer tipo de delito.
"Nós observamos que tem muitas pessoas se deslocando, mas não para fazer compras, mas para praticar pequenos delitos como os lances. Essa modalidade consiste na pessoa se aproximar em pontos de ônibus e dar um empurrão em outra, aproveitando a aglomeração, e tentar subtrair carteira, celular, objetos de valor, que possam vender e rapidamente transformar em dinheiro. O que nós recomendamos é que as pessoas ao virem para o centro comercial, tenham cautela, tenha cuidado para que não sejam vítimas, e ao observar pessoas em atitudes suspeitas, se dirijam até um posto policial, procurem uma guarnição e passe a informação, para que os policiais também possam agir de forma preventiva e evitar qualquer tipo de delito", concluiu.
Sede da 64ª CIPM | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade