Gabriel Gonçalves
Os professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana ainda estão sem receber parte do salário referente ao mês de outubro. Ao Acorda Cidade, a presidente da APLB-Feira, Marlede Oliveira, explicou que a primeira parcela do pagamento foi feita no dia 9 de novembro.
"Quero aqui expressar para toda a comunidade feirense a situação da educação de Feira de Santana, em especial aos professores do nosso município, porque hoje, dia 24 de novembro, tem vários professores que ainda não receberam a metade do salário de outubro. Houve o pagamento da folha na tabela salarial que foi do dia 29 de outubro, reclamamos e foi feito um segundo pagamento da metade do salário no dia 9 de novembro, e ainda assim, ficaram vários professores sem receber. É um verdadeiro caos a educação em Feira de Santana", alegou.
Ainda de acordo com Marlede Oliveira, o prefeito Colbert Martins, precisa explicar o que está acontecendo, para que tantos atrasos estejam acontecendo com bastante frequência.
"Não dar para entender, porque o município neste ano recebeu R$ 248 milhões para pagamentos do Fundeb, e o prefeito precisa se pronunciar desta situação, porque estamos denunciando, já estamos com uma ação no Ministério Público do Trabalho, porque isso é um verdadeiro assédio moral, e os professores merecem respeito, tem que ter data de pagamento igual aos demais servidores, o prefeito precisa dizer algo, do que está acontecendo neste município, porque desde abril, os professores estão recebendo salários parcelados", concluiu.
A Secretaria Municipal de Educação enviou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Educação esclarece que o pagamento do deslocamento (destinado a professores que atuam na zona rural) e das horas extras ou desdobramento das atividades dos professores está sendo feito a cada mês até o 5o dia útil. Este mês o pagamento já foi efetuado.
Caso haja algum professor sem receber parte do salário por falta de informação, a Seduc providencia o pagamento em folha complementar.