Estamos na Semana Nacional da Gratidão. Agradecer é um gesto humano e cristão. A gratidão deve encontrar abrigo no coração humano em todos os momentos e em todos lugares, porque nossa vida é um contínuo presente de Deus. É próprio das pessoas educadas e nobres agradecer sempre e por tudo.
“GRAÇAS a Deus”! Essa expressão simples, que brota do fundo do coração e se transforma em oração profunda, caracteriza o sentimento de gratidão marcante no povo cristão. Já o Antigo Testamento e, particularmente, os salmos expressam, de forma poética a consciência dos dons de Deus na existência humana. “Dai graças ao Senhor, porque eterno é seu amor”, canta o salmista.
HOJE, numa sociedade dominada pelo egoísmo e pela ganância, o sentimento de gratidão encontra pouco espaço no coração humano. É preciso resgatar esse sentimento como uma forma simples de acreditar no valor da vida, na importância da amizade, na esperança de que é possível superar a violência, a injustiça e a ingratidão. As pessoas ingratas são desagradáveis, porque parece que nada as satisfaz.
SER AGRADECIDO, é saber que o mundo não gira em torno de nós. Não somos o centro de tudo. Ser agradecido, é sinal de boa educação. Ser agradecido, é um dom precioso e nem sempre cultivado. Podemos ver um exemplo claro disso no Evangelho de Lucas, capítulo 17, que nos apresenta a cura dos dez leprosos: apenas um voltou para agradecer.
É JUSTO reconhecer que um sol radiante é belo. É importante saborear o alimento preparado por alguém, ao invés de engolir rapidamente alguns bocados. É necessário agradecer pela vida, pela família, pela saúde, pelo trabalho, pela casa, pelos alimentos, pela natureza. Um “muito obrigado” aproxima pessoas fazendo-as sentir-se filhos e filhas do mesmo Pai que faz o sol nascer e brilhar para todos, sem acepção de pessoas.
A VIRTUDE da gratidão é uma presença constante em toda a Bíblia: “Bendizei a Deus e rendei-lhes graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu”. (Tb 12,6). “É bom render graças ao Senhor…”, afirma o Salmo 92,1. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus” (1 Tes 5,18). “Agradeçam sempre a Deus por todas as coisas, em nome de Jesus Cristo”. (Ef 5,20).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]