Atualizada em: 16h50
Gabriel Gonçalves
Vencedora do Troféu Imprensa NoiteDia 2021 na categoria Jovem Empresária, a empreendedora feirense Roberta Casaes, do Atacadão do Cabelo, coleciona vitórias em sua história. Proprietária de uma franquia com 150 pontos espalhados pelo Brasil, ela iniciou sua carreira em 2018, batendo de porta em porta apresentando os produtos capilares. Hoje, ela tem sua própria marca de apliques e perucas.
Foto: Reprodução/Instagram
Também Digital Influencer, Roberta possui 87 mil seguidores na página da empresa no Instagram e mais de 26 mil em seu perfil pessoal. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela explicou que o início do projeto começou através das plataformas digitais, até que teve a oportunidade de montar o primeiro ponto físico da loja.
"Quando eu iniciei o projeto, eu estava trabalhando como vendedora ambulante entregando meu produto de porta em porta, batendo nos salões de beleza, fazendo mais contatos e tudo isso com uma loja virtual porque ainda não tínhamos nenhum tipo de ponto físico. Feito isso, eu junto com meu esposo seguimos para nossa primeira loja física que foi no Feira Portal Center, uma loja com 4m² e com o investimento de R$ 300, R$ 400. Conseguimos obter esse sucesso astronômico e fico muito feliz em ter iniciado e ter dado continuidade a este negócio aqui na cidade de Feira de Santana", disse.
Foto: Arquivo Pessoal | Loja de Lauro de Freitas
Roberta destacou que sua trajetória não foi fácil. Segundo ela, para fazer economia e focar nos investimentos, foi preciso abrir mão de muita coisa, e até mesmo comer macarrão instantâneo por um ano.
"Eu posso dizer que foi um caminho bem árduo a ser trilhado. Nós passamos mais de um ano comendo apenas miojo todos os dias, porque tínhamos uma restrição, porque o projeto era novo e precisava de um certo 'oxigênio'. Quando eu digo oxigênio, era fazer o reinvestimento da marca, então precisávamos o tempo inteiro estar investindo, dando esse oxigênio em nossa empresa e todo dinheiro que entrava, era para reinvestir. Três meses depois da primeira loja, nós abrimos mais três e com seis meses, já estávamos com mais de cinco lojas. Hoje com mais de três anos de marca, nós temos 150 pontos de revenda em todo o Brasil", afirmou.
Foto: Arquivo Pessoal
Roberta Casaes, informou à reportagem do Acorda Cidade que precisou trabalhar muito com o marketing. Por ser um produto novo no mercado, ela precisou persuadir os consumidores, mostrando que se tratava de algo inovador podendo trazer benefícios para as pessoas.
"Eu comecei nas redes sociais e posso até dizer que nasci uma marqueteira, eu tenho essa habilidade desde muito nova, comecei a trabalhar com 8 anos de idade e sempre fui vendedora antes de ser empresária. Antes de receber qualquer outro título, eu tenho orgulho de dizer que sou vendedora por talento e quando a gente criou esse mercado, foi algo totalmente novo, eu tive que fazer os consumidores entenderem do que se tratava o produto, como é utilizado, quais os cuidados, o que é diferente de uma loja de roupa e sapato que todo o mercado já conhece. Eu digo que toda mulher tem que estar sempre mudando o cabelo e perceber que estar com o cabelo diferente, aquilo mudava a minha vida, mudava o meu dia, me fazia um bem muito grande, porque a autoestima da pessoa fica diferente, trabalha melhor, socializa melhor e sempre gostei disso, mas logo no início eu acabei estragando meu próprio cabelo por conta dessas mudanças. Foi aí que tive a ideia em ter o cabelo como eu quisesse nos dias que eu quisesse, sem gastar horas no salão, nem gastar dinheiro. Como funcionou comigo, logo pensei, tenho que trazer isso para o sentido social e compartilhar com outras mulheres", contou.
No dia 18 de outubro, o Atacadão do Cabelo inaugurou a 11ª loja no estado da Bahia. Para Roberta Casaes, todas as metas que foram estabelecidas no ano de 2018, foram cumpridas.
"Eu sou uma pessoa muito obstinada e costumo ficar obcecada por minhas metas, mas claro que tudo dentro do saudável, do que não afeta o outro e nunca meço os esforços para fazer o que eu quero e até hoje, tudo que eu me propus a fazer, eu consegui. Nós já estamos presentes nos 26 estados do Brasil gerando cerca de 450 empregos diretos e indiretos e só aqui na Bahia, temos 11 lojas físicas e é desta forma que eu me sinto totalmente realizada, me sinto feliz em ter iniciado o projeto com R$ 100, de ser filha de uma ex-moradora de rua, uma ex-dependente química, e estar aqui onde estou, para mim já é uma maravilha", destacou.
Foto: Arquivo Pessoal | Loja de Lauro de Freitas
Aos 22 anos de idade, Roberta faturou o primeiro milhão de reais. Para ela, isso pode ser um incentivo para outras empreendedoras que também lutam todos os dias no desenvolvimento dos estabelecimentos comerciais.
"Foi com 22 que nós fizemos o nosso primeiro milhão e foi uma sensação muito gostosa, eu até lembro que na época eu compartilhei com minhas seguidoras e acabei sendo criticada por algumas pessoas, por estar expondo valores. Mas eu sempre fiz muita questão de dizer para outras mulheres que elas também podem, elas conseguem sair do zero, ir para R$ 100 e fazer 1, 5, 10, 20, 30 milhões pois o céu é o limite para todos nós", enfatizou.
Foto: Arquivo Pessoal
Considerada como a maior rede de apliques do Brasil, Roberta explicou que o mercado do cabelo biohumano no estado da Bahia é superaquecido.
"Hoje nós somos a maior loja de apliques e perucas do Brasil. Nosso produto é reconhecido pelo Ministério da Economia como um produto original, nós temos também uma certificação de marca que alcançou um certo tamanho, e além de ser a maior rede de lojas de apliques e perucas do Brasil, os maiores importadores do segmento aqui no Brasil. O mercado do cabelo biohumano aqui na Bahia é superaquecido e todas as mulheres que eu conheço, usam o nosso produto e tem ele como referência de beleza de autoestima e os nossos revendedores de atacado vem se destacando muito, além de construirem verdadeiros patrimônios com esse produto que é exclusivo no mercado", disse.
Roberta Casaes foi campeã do Troféu Imprensa Noite e Dia 2021, com 6.427 votos na categoria Jovem Empresária. A iniciativa premia os profissionais e empresas de destaque que atuam na cidade de Feira de Santana.
Para a jovem empresária, essa vitória foi surpreendente pois não imaginava que em tão pouco tempo de carreira profissional, pudesse ser premiada desta forma.
"Posso confessar que foi algo inesperado, porque são tantas as indicações e quando eu comecei a empreender até imaginei e comentei, possa ser que eu participe daqui a 5 anos, mas não imaginava que com dois anos de loja física, já estaria ganhando um troféu como este. Fico muito feliz por este reconhecimento, e que é um marco muito grande em minha vida, como empresária, empreendedora, fico muito honrada em estar recebendo esse reconhecimento, estar colaborando para o crescimento da nossa cidade que tanto eu amo", concluiu.
Foto: Arquivo Pessoal | Loja de Lauro de Freitas
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade