Em viagem pela Europa, o ex-presidente Lula (PT) foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu após discursar durante a Conferência de Alto Nível da América Latina, em Bruxelas, na segunda-feira (15).
Na ocasião, ao fazer a palestra principal do evento, Lula defendeu que “o Brasil tem jeito” e disse que pretende construir “economia justa”, sem destruir o meio ambiente.
“Quem vive hoje no Brasil, ou acompanha o noticiário sobre o país, tem todos os motivos para estar pessimista. Mas aonde quer que eu vá, faço questão de dizer: o Brasil tem jeito – apesar do projeto de destruição colocado em prática por um bando de extremistas de direita sem a menor noção do que seja cuidar de um país e de seu povo”, declarou.
O evento contou com a participação da presidente da bancada socialista europeia, Iratxe García, que aproveitou a oportunidade para atacar o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). “Representa uma peção importante da extrema direita fascista e nazista mundial”, disse, segundo o El País.
Após o evento, Lula foi questionado por jornalistas sobre ter o ex-governador de São Paulo como um possível candidato a vice em sua chapa presidencial.
Lula disse que não havia nada que tivesse acontecido entre ele e Alckmin que não pudesse ser reconciliado. O ex-presidente afirmou ainda que tem uma "extraordinária" relação de respeito com Alckmin.
Fonte: Bahia.Ba e G1