Acorda Cidade
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, recebeu o pálio arquiepiscopal neste sábado (6), na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada no centro histórico da capital baiana.
Dom Sergio recebeu o pálio dois dias após receber alta de um hospital, onde passou por uma cirurgia para extração de cálculo renal bilateral. Em maio deste ano, o arcebispo testou positivo para o novo coronavírus. Na época, a arquidiocese informou que ele já havia tomado as duas doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. Ele teve alta médica no mês seguinte, em 11 de junho.
A imposição do pálio foi realizada pelo Núncio Apostólico, representante do Papa Francisco no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.
De acordo com a Arquidiocese de Salvador, o pálio é uma vestimenta litúrgica que consiste em uma faixa de lã branca recebida por cada arcebispo metropolitano, dotada de rico simbolismo. Ela possui cerca de 5cm de largura, dois apêndices, um na frente e outro nas costas, e seis cruzes bordadas com lã preta, recordando as chagas de Cristo.
O pálio simboliza a unidade com o papa, sucessor de Pedro. Colocado sobre os ombros do arcebispo, representa também a ovelha carregada pelo pastor, sinal da missão pastoral em comunhão com a Santa Sé.
Além do papa, somente os arcebispos metropolitanos recebem o pálio, podendo usá-lo somente na própria arquidiocese e nas dioceses que compõem a sua província eclesiástica. A Província Eclesiástica de Salvador, além da própria Arquidiocese, é composta pelas dioceses de Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna e Teixeira de Freitas-Caravelas.
O cardeal Dom Sergio da Rocha tomou posse como arcebispo de Salvador e primaz do Brasil em junho de 2020, em substituição a Dom Murilo Krieger, que se aposentou.
O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Murilo Krieger em março de 2020, após nove anos de arcebispado.
O cardeal Sergio da Rocha é natural de São Paulo. Ele concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e os de Teologia no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em seguida, obteve um Licenciado em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo e um Doutorado na mesma disciplina na Academia Alfonsiana em Roma.
Dom Sergio é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Já em março deste ano, Dom Sergio da Rocha foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco. A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas "ad Limina" e dos encontros de bispos novos.
Fonte: g1 Bahia