Gabriel Gonçalves
Após a instalação das câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade de Feira de Santana, muitos motoristas já estão ficando mais atentos para evitar qualquer tipo de infração cometida no trânsito do município.
Isso foi demonstrado na última terça-feira (2), dia em que é celebrado o Dia de Finados e muitos floristas que trabalham na rua Olímpio Vital, perceberam a queda nas vendas das flores, por não ter um espaço adequado, para que as pessoas possam estacionar os veículos.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente da Associação Comunitária dos Floristas, Simone Silva, informou que o número de vendas apenas no dia de ontem, caiu em torno de 90%, pelo fato de as pessoas estarem com receio de parar em fila dupla. Por ser uma infração de trânsito, os clientes tem ser multados ao retirarem a mercadoria.
"Nós estamos ficando preocupados, não só com nossas vendas, mas também com nossos clientes, porque apenas no dia de ontem, as vendas aqui caiu em torno de 90%, porque essa fiscalização começou um dia antes, na segunda e os clientes sabendo desta informação, nem quiseram comparecer aqui, foram direto para os cemitérios", explicou.
Para Simone, seria interessante a aplicação de tolerância para que os clientes possam fazer a retirada das flores.
"A gente já está alertando aos clientes que não pode mais parar aqui na frente, mas se fosse possível dar uma tolerância de pelo menos 2, 5 minutos, porque é só o tempo da gente entregar a mercadoria da pessoa e o cliente vai embora, mas agora com essas aplicações, estamos preocupados com o que pode acontecer", lamentou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Para Ana Maria Rodrigues, que também possui um boxe de flores, essa nova fiscalização pode impactar na venda de muitas mercadorias.
"A nossa grande preocupação é que os clientes quando chegavam aqui, poderiam estacionar o carro, apenas enquanto pegavam as flores, mas agora nem isso vão poder fazer. É preocupante, eu não sei o que eles podem decidir com relação a isso, mas que seja bom tanto para a gente, quanto para os clientes", disse.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
De acordo com Maria Vânia, os prejuízos já foram identificados no dia de ontem. Assim que comunicou a cliente sobre a proibição do estacionamento, a mesma retornou para o veículo sem levar as flores.
"Ontem eu fui atender uma cliente aqui, ela chegou a descer do carro, entrou e expliquei sobre a fiscalização, porque eu quero vender meus produtos, mas não quero que meus clientes sejam prejudicados. Na mesma hora que falei com esta senhora, ela correu para o carro e saiu que nem comprou as flores. Por isso que nós, floristas aqui, solicitamos à prefeitura esse tempo de tolerância para fazer a retirada das mercadorias", afirmou.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
Muitos ouvintes do Programa Acorda Cidade, também se manifestaram com relação à instalação das câmeras de videomonitoramento. Alguns contra o equipamento, enquanto que outros parabenizaram a atitude do município, como forma de ordenar o trânsito de Feira de Santana:
"Acredito que esse videomonitoramento deveria ser para combater a criminalidade em Feira de Santana que vem crescendo cada dia mais, roubos de carros, motos, mas isso não é identificado e nem assim, será identificado. O prefeito não tenta combater as facções que tem em Feira de Santana, nem o próprio secretário de Segurança. Então eles querem agora é arrecadar dinheiro, e o povo passando fome".
-"Eu sou motorista de aplicativo e concordo com a instalação do videomonitoramento para disciplinar as pessoas, porque a gente sabe que tem muito infrator, mas na questão dos aplicativos, que a prefeitura possa arranjar uma solução para o embarque e desembarque dos passageiros. Hoje quem trabalha com o aplicativo, tira a renda da casa, então que a prefeitura tenha essa sensibilidade de pelo menos criar um ponto, assim como foi para o táxi, para o mototáxi, para que seja feito esse embarque e desembarque”.
-Antes da fiscalização, deveria ter a sinalização com faixas acesas dos pedestres, vaga de embarque, desembarque, e aí sim, poderia ter a fiscalização, porque fica difícil para os motoristas de aplicativo achar uma vaga para embarcar e desembarcar. Eu sei que é errado parar em fila dupla, mas é coisa rápida".
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
-"Essas câmeras que o prefeito instalou, foi a coisa mais certa que ele fez, porque tem muita gente irresponsável na rua, muito motoqueiro que parece que está em uma pista de corrida, para em qualquer lugar, então tem que multar mesmo. Só quem está se queixando é quem anda errado, então parabéns ao prefeito".
-"Eu quero deixar aqui a minha opinião, porque essas câmeras que a prefeitura está instalando, na verdade, os vereadores deveriam fazer algo para melhorar a vida do cidadão, mas só fazem as coisas piorarem. A gente estaciona o carro na rua, quando retorna, o carro está arranhado, não tem nenhuma segurança, mas eles só querem arrecadar dinheiro".
Leia também:
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade